Portugal está no top 10 de países que mais exportam jogadores para a Europa no Mundo. De acordo com site desportivo ‘Observatório do futebol’, há 130 atletas lusos que jogam fora de território português. As ‘exportações’ lusas estão divididas entre as cinco principais ligas (Inglesa, Espanhola, Francesa, Alemã e Italiana) e outras 26 ligas espalhadas pela Europa.

Nos ‘Big 5’ como são consideradas as ligas mais fortes, há 36 jogadores lusos que estão vinculados a clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, França ou Itália enquanto os restantes 94 atletas estão espalhados pelo resto da Europa.

A lista apresentada coloca o Brasil na primeira posição de país exportador com 469 atletas fora do seu campeonato. Como em Portugal, o número foi dividido entre os que jogam nas cinco ligas principais (114 jogadores) e no resto do Mundo (355 jogadores). Os outros lugares no pódio são ocupados pela França (312 jogadores) e pela Espanha (201 jogadores). Os ‘gauleses’ são os europeus que mais ‘exportam’, mas com números muito abaixo do Brasil.

O único representante africano no top 10 de países com ‘exportação’ de jogadores é a Nigéria (118 jogadores) que ocupa o último lugar da tabela. Antes do país africano surge a Holanda ( 8º- 134 jogadores), Croácia (7º- 141 jogadores), Alemanha (6º- 149 jogadores), Argentina (5º-168 jogadores) e Sérvia (4º- 189 jogadores).