Os nomes Ary Papel e Gelson Dala podem ser desconhecidos no campeonato português, mas já receberam vários elogios na língua de camões. Em Angola, os dois jogadores são vistos como dois talentos emergentes do futebol angolano com grandes prospeções de crescimento. No rescaldo do Girabola, o duo chegou a Alvalade e estão prontos para poder ajudar o clube leonino.

Comecemos por Gelson Dala. O ponta de lança chega a Portugal com mais referências do que Ary Papel. Com apenas 20 anos, Gelson foi considerado o melhor marcador do Girabola depois de ter marcado 23 golos. No 1º Agosto foi um do obreiros do título conquistado esta temporada.

Em declarações ao jornal Record, o técnico João Paulo Costa vê em Gelson um jogador acima da média. O antigo técnico do Recrativo do Líbolo apontou a velocidade e o sentido de oportunidade como as maiores armas do jovem avançado.

'O Gelson é um jogador que atua preferencialmente no corredor central, como ponta-de-lança ou segundo avançado, aparece facilmente em zonas de finalização e conclui muito bem. É um miúdo muito repentino, objetivo e tem um jogo tecnicista mas, simultaneamente, muito rápido'.

Ary Papel de 22 anos chega do mesmo clube que Gelson Dala e foi o grande apoio do jovem avançado na conquista do prémio de melhor marcador do Girabola. Dono de uma grande capacidade no um para um, joga pelas alas como um extremo. Em Angola, mostrou traços de goleador e acabou a competição com 12 golos marcados durante a prova. Para João Paulo Costa, é um atleta promissor.

'É igualmente rápido e forte no um contra um, mas ainda lhe falta um bocadinho de maturidade. Poderá ter mais dificuldades porque no nosso futebol temos mais jogadores com as suas características, rápidos pelos corredores e que têm alguma criatividade'.

Os dois jogadores foram oficializados esta terça-feira pelo clube leonino. Os dois angolanos já vestiram a camisola do Sporting, mas só a partir de 1 de janeiro do ano que vem é que podem competir pelos 'leões'. Em Alvalade, os dois jovens vão ter de trabalhar para se adaptarem à realidade do futebol português. A questão sobre onde vão ser colocados mantém-se no ar com a equipa B a ganhar força.

Gelson Dala e Ary Papel assinaram um contrato com o Sporting até à temporada de 2018/19 com uma opção de renovação prevista até 2020. Ambos os jogadores ficaram com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Veja alguns dos melhores momentos de Gelson Dala no Girabola