Numa altura em que todos os olhos 'europeus' estão em Gelson Martins, Coates começa a mostrar-se aos grandes clubes da Europa. O internacional uruguaio está a ser seguido por AC Milan e Borussia Dortmund que estão a planear o ‘ataque’ ao jogador do Sporting.

De acordo com o jornal O Jogo, as duas equipas são as mais interessadas no jogador e apostam as suas fichas na falta de resolução da situação do central. Coates chegou na temporada passada por empréstimo do Sunderland e manteve-se no plantel de Jorge Jesus nesta época com um prolongamento da cedência. A questão da indefinição passa não pela compra do central, mas pelo ordenado que o jogador recebe.

A saber, o clube leonino tem uma opção de compra de cinco milhões de euros para assegurar a continuidade do jogador, um valor que não é obstáculo para a permanência de Coates no futebol português. Em causa está o ordenado do jogador cujo vencimento é dos mais altos do plantel do Sporting. Os 2,8 milhões por temporada que aufere e o acordo com os ‘leões’ em relação a esta verba é o principal obstáculo que está a encalhar a compra em definitivo.

O interesse no defesa não se cinge apenas ao Borussia Dortmund e AC Milan. Em Inglaterra, as qualidades do central são vistas com agrado e adequadas ao estilo de jogo que se pratica na Premier League. Caso não haja resolução e o Sporting não avance para a contratação, o Sunderland vai receber Coates de volta com os braços abertos.

O internacional uruguaio chegou à equipa de Jorge Jesus no mercado de inverno do ano passado e assumiu-se como um dos titulares indiscutíveis ao lado de Rúben Semedo no eixo defensivo. Para além da segurança defensiva, Coates traz uma ameaça aérea nas bolas paradas. A estatura do jogador, 1,96 metros, é um perigo para as defesas adversárias e já resultaram em três golos nos 17 jogos que fez esta temporada.