Benfica e Sporting protagonizam o jogo grande da 13ª jornada da Liga NOS e o ex-jogador do FC Porto Jaime Magalhães espera que os dragões possam ser os maiores beneficiados do duelo em Lisboa.

Em declarações à Lusa, o antigo futebolista dos dragões acredita que a equipa de Nuno Espírito Santo possa capitalizar o resultado do dérbi, desde que dê sequência aos dois triunfos desta semana sobre Braga (1-0), para a Liga NOS, e Leicester (5-0), para a Liga dos Campeões, depois de quatro partidas sem vitórias.

"Em primeiro lugar, o FC Porto tem de ganhar o seu jogo com o Feirense. Depois, esperar que as duas equipas não vençam. O empate seria bom para o FC Porto, porque, assim, com a sua vitória e o empate das outras equipas, vai buscar dois pontos a cada uma. E isso já era muito bom", refere.

Considerando o dérbi "um jogo de tripla", o antigo jogador portista salienta um fator acrescido de imprevisibilidade, perante os desaires de Benfica e Sporting na última ronda da fase de grupos da 'Champions'.

"As duas equipas vêm feridas no seu orgulho com derrotas nestes últimos jogos. O Sporting nem vai à Liga Europa e o Benfica acabou por passar com mérito próprio. Neste prisma, e do meu ponto de vista, o Benfica parte como favorito", declara, acrescentando: "O Sporting está mais ferido do que o Benfica".

Todavia, Jaime Magalhães não deixa de reconhecer qualidades à formação orientada por Jorge Jesus, apesar do afastamento inesperado das competições europeias.

"O Sporting continua a ser forte. Tem feito excelentes jogos, mas quando a bola não entra há sempre grandes dificuldades. Todos os jogos que têm feito têm demonstrado ter uma grande equipa", referiu.

Em análise ao 'seu' FC Porto, Jaime Magalhães enaltece os progressos ao nível da eficácia ofensiva, pois "faltava a concretização e foi isso que aconteceu nestes dois últimos jogos".

"O FC Porto conseguiu vencer com todo o mérito e, também, fazer boas exibições, o que importa muito para a massa associativa", conclui.

O FC Porto ocupa, atualmente, o terceiro lugar no campeonato, com 25 pontos em 12 jogos, enquanto o Sporting é segundo, com 27, e o Benfica lidera a Liga NOS, com 29.

O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga, está agendado para este domingo, às 18 horas, no Estádio da Luz, e vai ser dirigido pelo árbitro Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).