A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para a existência de vários eventos que vão exigir um esforço extra em Lisboa no domingo, dia do dérbi Benfica-Sporting, para a 13ª jornada da I Liga de futebol.

Na habitual conferência de imprensa que antecede um duelo entre os ‘grandes’ da capital portuguesa, o subintendente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Pedro Pinho, frisou o "risco elevado" associado a este encontro, num dia preenchido para as autoridades.

"Vamos ter a corrida Natal EDP de manhã, que começa na zona de Benfica e termina nos Restauradores. Há também um jogo de voleibol entre o Benfica e o Vitória [de Guimarães], de tarde, e à noite realiza-se o concerto de Elton John no MEO Arena", revelou o responsável pela operação de policiamento do dérbi lisboeta.

Sublinhando a importância de um jogo "que mexe com toda a cidade", Pedro Pinho acrescentou ainda que o Estádio da Luz terá "lotação esgotada", sendo esperados 63.500 espetadores, dos quais cerca de 3.400 são adeptos do Sporting, que se deslocarão para o recinto no cordão policial da PSP desde o Estádio José Alvalade.

A operação de segurança do jogo deverá mobilizar aproximadamente 600 elementos, distribuídos pelas seguintes valências da PSP: efetivos da Divisão Policial, equipas de intervenção rápida, equipas de prevenção e reação imediata, Divisão de Trânsito, Divisão de Segurança a Transportes Públicos, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção e brigadas cinotécnicas).

De acordo com o subintendente da PSP, os meios são "em tudo semelhantes a recentes Benfica-Sporting", mas em número superior ao desafio de terça-feira dos ‘encarnados’ com o Nápoles, para a Liga dos Campeões, em que se registaram alguns incidentes entre adeptos.

No entanto, a postura dos adeptos dos dois rivais foi elogiado pelo coordenador da operação, que garantiu não temer uma eventual tensão pelos maus resultados recentes.

"Os adeptos têm tido um comportamento muito satisfatório, e é disso que estamos à espera. Se os resultados desportivos não são favoráveis, então terão de ser outras pessoas a falar deles", salientou.

Pedro Pinho considerou ainda que o "ideal seria este evento acontecer sem a presença da polícia", recusando ver esse processo como algo impossível. "Não é utópico. O tempo conduzir-nos-á para isso. É um processo longo", referiu.

A operação de policiamento do dérbi vai provocar algumas restrições ao nível da circulação e estacionamento nas zonas envolventes ao Estádio da Luz, nomeadamente na Av. Machado dos Santos, que ficará interdita ao estacionamento em toda a sua extensão.

As portas do recinto abrem às 16:00, duas horas antes do início do jogo, e a PSP deixou o apelo ao uso de transportes públicos, que serão reforçados no próximo domingo.

O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga, está agendado para este domingo, às 18:00, no Estádio da Luz, e vai ser arbitrado por Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).