V. Guimarães 0-2 Benfica

07-01-2017 20:10

Castelo conquistado, liderança reforçada

O Benfica venceu por duas bolas a zero no terreno do Vitória de Guimarães.
Jonas e Mitroglou
Foto: ESTELA SILVA / LUSA

Jonas e Mitroglou fizeram os golos dos 'encarnados'.

Por Gaspar Castro sapodesporto@sapo.pt

O Benfica foi este sábado ao terreno do Vitória de Guimarães vencer por duas bolas a zero, em partida da 16ª jornada da Liga portuguesa, e reforçou a liderança na prova, ficando provisoriamente com mais sete pontos do que o FC Porto, que joga de seguida em Paços de Ferreira. Jonas e Mitroglou fizeram os golos 'encarnados'.

Sem o melhor marcador da equipa, Marega, o V. Guimarães ameaçou a baliza 'encarnada' logo no arranque do jogo, com Soares a rematar de ângulo apertado para Ederson encaixar. Foi um aviso dos vimaranenses, mas o Benfica não precisaria de muito tempo para saltar para a frente no marcador.

O primeiro golo ficou próximo de acontecer aos 11 minutos, mas Douglas conseguiu interromper um lance de perigo criado por Pizzi e Salvio. Os 'encarnados' tiveram de seguida um revés, com a lesão de Fejsa - foi substituído por Samaris - mas chegaram ao primeiro golo aos 19 minutos. Na sequência de um grande lance de Salvio, a bola chegou aos pés de Jonas, que finalizou fazendo a bola bater na barra antes de entrar.

O V. Guimarães procurou reagir e ameaçou através de Hernâni, que fez um remate forte a passar próximo da baliza de Ederson, mas a primeira parte era mesmo 'encarnada'. Mitroglou ficou próximo do 0-2 aos 36', quando fez um pontapé acrobático para grande defesa de Douglas, e acabou mesmo por dilatar a vantagem antes do intervalo.

Com 42 minutos no cronómetro, a equipa de Rui Vitória chegou ao segundo golo mas não se livrou de alguma polémica. Lindelof fez falta sobre Soares mas o árbitro Nuno Almeida concedeu a lei da vantagem ao V. Guimarães, que logo de seguida perdeu a bola e, descompensado a nível tático por Soares estar caído no chão, permitiu o contra-ataque dos 'encarnados'. Na sequência do lance, Jonas fez um grande passe e Mitroglou finalizou com um remate rasteiro.

A equipa de Pedro Martins conseguiu criar muito perigo no arranque do segundo tempo, mas não conseguiu reduzir a desvantagem. Hurtado protagonizou um grande falhanço aos 51' e Hernâni permitiu uma fantástica defesa de Ederson logo de seguida. Foram ocasiões claras para os minhotos, que de seguida voltaram a ver o Benfica aproximar-se da baliza de Douglas com relativa frequência.

Aos 66 minutos, Mitroglou teve uma grande oportunidade para 'bisar' mas o golo foi negado por Douglas, que voltou a fazer a mancha com sucesso aos 69', na sequência de uma tabela de grande qualidade entre Pizzi e Jonas.

Nos minutos finais da partida, o suplente utilizado Texeira viu um remate ser travado por um carrinho de Luisão e a vantagem 'encarnada' de dois golos durou mesmo até ao final. O Benfica, líder da Liga, soma agora 41 pontos e fica provisoriamente com mais sete pontos do que o FC Porto, que defronta a partir das 20h30 o Paços de Ferreira na Mata Real.

Conteúdo publicado por Sportinforma