O Sporting bateu o Feirense em Alvalade por 2-1 num encontro em que Bas Dost foi o homem do jogo. O avançado holandês marcou os dois golos leoninos na primeira parte e colocou a equipa de Jorge Jesus, ausente devido a castigo, numa posição favorável para vencer o jogo. Nos segundos 45 minutos, a formação dos ‘fogaceiros’ ainda reduziu por Platiny, mas os três pontos ficaram em Alvalade que viu o Sporting conquistar dois pontos ao FC Porto enquanto manteve a perseguição Benfica na primeira posição.

O Jogo

Os ‘leões’ apresentaram perante os adeptos com várias mudanças face à equipa que perdeu contra o Vitória de Setúbal na Taça da Liga. Beto manteve-se dono da baliza na ausência de Rui patrício enquanto Paulo Oliveira foi, no dia do seu aniversário, titular ao lado de Coates. Destaque ainda para Bruno César que alinhou como defesa esquerdo. Na frente de ataque, Bas Dost regressou bem com Gelson para reforçar o ataque leonino à baliza do Feirense.

Sob o apoio dos adeptos, o Sporting entrou forte e dominador perante a equipa de Nuno manta que não teve resposta para Joel Campbell. O costa-riquenho foi um problema durante todo o encontro e a sua ligação com Bas Dost colocou o Sporting na frente logo no início.

O espetáculo de Campbell não ficou por ai tendo sido um dos destaques da equipa ‘verde e branca’ durante todo o encontro. A aposta no costa-riquenho foi ganha uma vez que, juntamente com Gelson, conseguiu que o jogo do Sporting se expandisse e aumentasse a distância entre a linha defensiva do Feirense. As ‘arrancadas’ dos dois homens na ala foram bem apoiadas por Alan Ruiz que fez os melhores 45 minutos desde que assinou pelo clube leonino. Com efeito, o domínio do Sporting na primeira parte é incontestável.

Na segunda parte o jogo alterou-se com o Feirense a mostrar pressão mais alta e a conseguir jogar no meio-campo do Sporting. Nuno Manta, que na ficha de jogo surge como treinador adjunto do Feirense, aproveitou a ausência de Adrien Silva devido a lesão e ainda relançou o jogo com o tento de Platiny.

No entanto, o treinador adjunto leonino, Raul José, que ocupou o lugar de Jorge Jesus devido a castigo, respondeu da melhor forma e colocou Bryan Ruiz em campo. O médio internacional pela Costa Rica trouxe a estabilidade no meio-campo que estava em falta desde a saída de Adrien e terminou com a contestação do resultado por parte do Feirense.

Até ao final, o Sporting esteve mais perto de fazer um golo que sentenciasse o jogo do que o Feirense de chegar ao empate. Antes do apito final ainda houve tempo para Elias ser expulso por acumulação de amarelos por travar um contra-ataque.

O Momento:

Golo de Bas Dost no primeiro remate à baliza.

O avançado holandês abriu o marcador no primeiro remate que o Sporting enquadrou com a baliza. A eficácia do ponta de lança abriu o jogo e contribuiu para que o clube leonino construísse a vitória desde cedo. Acabou por bisar e assumiu o primeiro lugar na lista de melhores marcadores.

Os melhores


Joel Campbell:

O costa-riquenho foi o dínamo que deu força ao ataque leonino. Rápido, forte no um para um e sempre de olhos na baliza, o jogador emprestado pelo Arsenal mostrou que é a melhor opção para jogar no lado esquerdo do ataque.

Alan Ruiz:

Uma das surpresas apresentadas pelo Sporting neste encontro, o argentino assinou a melhor prestação desde que chegou ao clube leonino vindo da Argentina. A ligação que fez entre as alas e Bas Dost correu bem durante a primeira parte, mas perdeu algum sentido tático durante a segunda.

Piores


Lesão de Adrien Silva

Mais de 40 mil pessoas engoliram em seco quando viram o capitão do Sporting ser levado de maca ainda na primeira parte com um colar cervical no pescoço. Adrien Silva estava a ser um dos melhores, mas a entrada feia de João Aurélio colocou-o fora de jogo.

Protagonistas:

Jorge Jesus

Raul José

Nuno Manta

Paulo Oliveira

Platiny

Curiosidades

Sporting conquista a 2ª vitória consecutiva na Liga, o que não acontecia desde Novembro 2016.

Bas Dost soma 13 golos de leão ao peito, é o melhor marcador da equipa e também o líder dos goleadores da Liga NOS 16/17 (11).

Sporting iguala o SC Braga no 3.º lugar na Liga NOS com 33 pontos e encontra-se, agora, a 2 pontos do FC Porto.

É a 3.ª vez esta temporada, que o Sporting chega ao intervalo, em casa, com uma vantagem de 2 golos.