Jorge Jesus afirmou que não pretende estar dependente dos golos de Bas Dost, mas a verdade é que o holandês representa mais de 40% dos golos do 'seu' Sporting desta temporada. A percentagem do avançado holandês em golos nas equipas orientadas pelo treinador português é a mais alto dos últimos 10 anos em que Jorge Jesus treinou no primeiro escalão do futebol nacional.

Antes da chegada de Bas Dost ao futebol português, o trono de avançado com maior percentagem de golos numa equipa de Jorge Jesus estava entregue a Weldon na segunda temporada do treinador português no Belenenses. Com 34,2%, o avançado brasileiro ultrapassa por um milímetro Slimani que, na época de estreia de Jorge Jesus no Sporting, foi responsável por 34,1% dos tentos marcados pelos ‘leões’.

Com efeito, as percentagens mais baixas de 'dependência' de um homem golo surgem quando o técnico orientava o Benfica. No Estádio da Luz, Jorge Jesus teve como principais goleadores Jonas (2014/15; 20 golos; 23,2% da equipa), Lima por duas vezes (2013/14; 14 golos; 24,1 da equipa e 2012/13; 20 golos;25,9% da equipa) e Oscar Cardozo nos três primeiros anos no comando técnico das 'águias' (2011/12; 20 golos; 30,3% da equipa / 2010/2011; 12 golos; 19,6% da equipa / 2009/2010; 26 golos; 33,3% da equipa).

Recorde-se de que Bas Dost bisou no último encontro do Sporting frente ao Feirense e assumiu a liderança da lista dos melhores marcadores da Primeira Liga com 11 tentos marcados, mais um do que André Silva (FC Porto) e Marega (Vitória Guimarães) que seguem no segundo posto. Na conferência de imprensa após o fim do jogo, o treinador do Sporting aplaudiu o holandês, mas admitiu que quer que os restantes jogadores também marquem.

Nos últimos 10 anos, Jorge Jesus esteve sempre a orientar formações da Primeira Liga. O percurso começou no Belenenses em 2006/07 onde esteve durante duas temporadas até assinar pelo SC Braga. Na única época que esteve no Estádio AXA, o treinador conquistou uma Taça Intertoto antes de, no final da época, rumar ao Benfica pela mão de Luís Felipe Vieira, Presidente do clube da Luz.

Nos 'encarnados' passou seis anos onde venceu três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e cinco Taças da Liga antes de se vincular ao Sporting no final do contrato. Pelos 'leões' conquistou uma Supertaça.


Veja o resumo do Sporting 2-1 Feirense