O Benfica empatou este sábado com o Boavista a 3-3, em jogo a contar para a 17ª jornada do campeonato nacional, mas terminou a primeira volta da prova em primeiro lugar. O Boavista chegou a estar na frente do marcador com três golos de vantagem, mas um golo de Mitroglou antes do intervalo e 'dois golos' de Jonas no segundo tempo impediram a segunda derrota dos tricampeões esta época para o campeonato.

No regresso ao Estádio da Luz depois da 'dupla jornada' em Guimarães, Rui Vitória apostou em Rafa e Gonçalo Guedes no ataque e deixou Mitroglou no banco de suplentes. O Boavista não apresentou surpresas no onze inicial, mas acabou por supreender, isso sim, a equipa de Rui Vitória ainda antes do primeiro quarto de hora com um golo de Iuri Medeiros aos 14 minutos. O avançado 'leonino' emprestado ao Boavista marcou de forma exemplar um livre direto e bateu Ederson para o 1-0.

O Benfica reagiu de imediato e numa jogada combinada entre Rafa Silva e Gonçalo Guedes o número 20 dos 'encarnados' esteve muito perto de empatar o jogo, mas o seu remate saiu ao lado da baliza de Kamran. E como quem não marca sofre, o Boavista demonstrou uma eficácia letal aos 20 minutos na marcação de um livre direto convertido por Iuri Medeiros e finalizado com sucesso por intermédio de Lucas. André Almeida não fez a marcação correta ao adversário e Lucas com um cabeceamento oportuno fez o 2-0 para espanto geral na plateia da Luz.

A vencer por 2-0 aos 20 minutos de jogo, o Boavista não 'tremeu' perante a forte reação do Benfica, e até acabou por beneficiar da subida no terreno dos jogadores de Rui Vitória para dilatar a vantagem para 3-0 ainda antes da meia hora de jogo. Aos 25 minutos, Alan Schembri aproveitou uma desconcentração colectiva da defesa do Benfica para fazer o 3-0, e deixar todo os Estádio da Luz incrédulo com o resultado.

Antes do intervalo, Rui Vitória fez a primeira substituição do jogo ao lançar Mitroglou e tirar Rafa Silva. O avançado grego correspondeu à chamada do técnico encarnado e aos 41 minutos reduziu para 3-1 o resultado antes do regresso aos balneários.

No segundo tempo, o Benfica regressou dos balneários sem Luisão e com Cervi no onze. O argentino acabou por ser aposta ganha por Rui Vitória logo aos 51 minutos ao provocar uma grande penalidade na área do Boavista. Chamado à conversão, Jonas atirou para o fundo da baliza e relançou a partida quando ainda faltava muito tempo para jogar.

Com a vantagem de um golo apenas, o Boavista procurava gerir o marcador perante a intensidade do Benfica, mas sem sucesso, uma vez que aos 67 minutos a equipa de Rui Vitória acabaria mesmo por alcançar o empate numa jogada de Zivkovic que acabou no fundo da baliza de Kamran devido a um auto-golo de Fábio Espinho. O jogador do Boavista tentou impedir o cabeceamento de Jonas, mas acabou por introduzir a bola na própria baliza.

Com vinte minutos para o apito final, o Benfica intensificou ainda mais a sua pressão junto da área defensiva do Boavista, mas os jogadores de Miguel Leal conseguiam aos poucos fechar bem os espaços e 'secar' a criatividade de jogadores como Cervi, Pizzi, Zivkovic e Jonas.

Apesar das oportunidades de golo do Benfica na reta final do jogo, o Boavista acabou por conseguir sair do Estádio da Luz com um ponto, algo inédito desde que o conjunto do Bessa regressou ao convívio com os 'grandes'.