Resumo

O FC Porto garantiu os três pontos num jogo em que foi sempre superior. A expulsão de Geraldes, no final da primeira parte, dificultou ainda mais a tarefa do Moreirense. Oliver (30’), André Silva (42’) e Marcano (62’) marcaram os golos da equipa da casa. A entrada de Danilo para o onze foi a única novidade na equipa portista. Com este triunfo, os Dragões diminuem o fosso que os separa do primeiro lugar, onde mora o Benfica, estando agora a quatro pontos dos atuais tricampeões nacionais.

Momento-Chave

Aos 42 minutos, numa grande jogada de Diogo Jota, que passou por dois adversários, entregou a bola a Corona que, já dentro da área, rematou cruzado para boa estirada de Makaridze. André Silva aproveitou e, na recarga, fez o segundo golo portista, que veio dar tranquilidade e confiança.

Lance Polémico

No tempo de descontos, Chico Geraldes, do Moreirense, viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a equipa visitante reduzida a dez elementos. O primeiro cartão amarelo mostrado ao jogador foi merecido, ao contrário do segundo, que nos parece algo exagerado.

As figuras do encontro

Marcano: O espanhol esteve irrepreensível na defesa e ainda marcou. É destes centrais que os treinadores gostam: seguros a defender e que marquem nos lances de bola parada.
Maxi Pereira: O lateral uruguaio foi votado o Homem do Jogo no Estádio do Dragão e o título assenta-lhe bem. Maxi esteve inspirado na defesa e conseguiu desequilibrar pelos corredores.
Herrera: Mais um jogador que conseguiu limpar a sua imagem com uma boa exibição. Mesmo sem brilhar, sem grandes toques de magia dignos de um médio, foi prático e colocou a equipa a jogar.

As vozes dos protagonistas

Augusto Inácio: "Antes de mais há que dar os parabéns ao FC Porto. Foi a melhor equipa em campo. Nunca se ganham jogos se não tivermos um bom meio campo e na hora estávamos limitados nessa zona do terreno. Tentámos contrariar o fulgor ofensivo do FC Porto, mas eles tomaram conta do jogo, criaram oportunidades e era uma questão de tempo até marcarem. Não gostei da minha equipa quando tínhamos a bola. Perdíamos a bola em poucos segundos e isso foi desgastando os jogadores. E a expulsão também limitou."

André Silva: "Fomos superiores e felizmente conseguimos dar a vitória aos nossos adeptos. Não temos tido grande eficácia, criámos muitas ocasiões e não marcámos, mas temos de continuar a trabalhar e melhorar este registo."

Nuno Espírito Santo: Análise do jogo : "Foi um vitória justa, com golos, um bom jogo no Dragão, era importante para nós vencer perante os nossos adeptos. Queremos fazer do Dragão a nossa fortaleza, onde temos apenas um empate. Temos novos desafios pela frente e um deles é melhorar fora de casa. Era importante aproximarmo-nos do topo da tabela, meter pressão, vencer os nossos jogos. Segunda volta? Atempadamente vamos fazer essa antevisão".

Curiosidades

- Os Dragões continuam invictos em casa diante ao Moreirense, sendo este o sétimo triunfo, contando com 14 golos marcados.

- FC Porto igualou ainda o resultado mais desnivelado entre as duas equipas. Em ambas partidas, Óliver marcou.