Um golo do argentino Lisandro López no Dragão, aos 90+2 minutos, inclinou a favor do Benfica o duelo entre os ‘grandes’ na primeira volta da I Liga portuguesa de futebol.

O tento do defesa central permitiu aos ‘encarnados’ empatarem a um no reduto do FC Porto, à 10.ª jornada, e evitarem que todos os jogos entre os candidatos ao título acabassem com triunfos caseiros.

Antes, logo à terceira ronda, o Sporting bateu em casa os ‘dragões’ por 2-1, com uma reviravolta conseguida ainda na primeira parte, e, depois, à 13.ª, o Benfica recebeu e bateu os ‘leões’ por igual resultado.

Assim, e depois de ter virado a época passada a zero – derrotas por 1-0 no Dragão e por 3-0 na receção ao Sporting -, o Benfica lidera o campeonato entre ‘grandes’, com quatro pontos, contra três do Sporting e um do FC Porto.

O primeiro jogo entre os três principais clubes aconteceu logo à terceira jornada, a 28 de agosto de 2016, e em jogo estava a liderança, que as duas equipas repartiam, sendo as únicas com o pleno de seis pontos após duas rondas.

O conjunto de Nuno Espírito Santo começou da melhor maneira, com um tento do central brasileiro Felipe, um dos reforços portistas, logo aos oito minutos.

O Sporting não demorou, no entanto, a restabelecer a igualdade, selada aos 14 minutos, pelo argelino Slimani, na despedida de Alvalade antes de rumar ao Leicester, e, aos 26, virou o resultado, pelo ‘emergente’ Gelson Martins.

Até ao final, os ‘leões’ seguraram a vantagem e, assim, terminaram a terceira ronda isolados na liderança, com nove pontos, mais dois do que Benfica, Vitória de Setúbal e Sporting de Braga, os três segundos colocados.

O segundo embate aconteceu apenas à 10.ª ronda, depois de o campeonato dar grande volta: o Benfica chegou ao Dragão na liderança, cinco pontos à frente de FC Porto e Sporting de Braga e sete face ao Sporting.

Os ‘dragões’ precisavam de vencer e adiantaram-se no marcador aos 50 minutos, por intermédio de Diogo Jota, jogador que chegou a ser apontado ao Benfica e acabou no Atlético de Madrid, que o emprestou ao FC Porto.

A formação de Nuno Espírito Santo foi segurando a vantagem, mas, nos descontos, aos 90+2 minutos, Herrera cedeu desnecessariamente um canto, do qual nasceu o tento de Lisandro, de cabeça, servido por André Horta.

Com este resultado, o Benfica, que só havia cedido dois pontos, na receção ao Vitória de Setúbal (1-1), manteve-se como a única equipa invicta, com mais cinco pontos do que os rivais FC Porto e Sporting.

Três jornadas depois, realizou-se o último embate entre ‘grandes’ da primeira volta, numa altura em que o cenário mudara, já que, derrotado no reduto do Marítimo, o Benfica só liderava com mais dois pontos do que o Sporting.

A 11 de dezembro, a liderança estava, assim, em jogo na Luz, no primeiro dérbi do ano.

O Benfica adiantou-se aos 24 minutos, num contra-ataque finalizado pelo argentino Salvio, a passe de Rafa, e, no início da segunda parte, o mexicano Raúl Jiménez aumentou a vantagem de cabeça, após cruzamento de Nelson Semedo.

Aos 69 minutos, o holandês Bas Dost, substituto de Slimani nos ‘leões’, ainda reduziu, depois de um centro da esquerda do costa-riquenho Joel Campbell, mas o ‘onze’ de Rui Vitória conseguiu segurar a vantagem mínima.

Com este triunfo, o Benfica segurou a liderança, quatro pontos à frente do FC Porto e cinco do Sporting, garantindo também a vitória parcial no campeonato dos ‘grandes’.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.