O jogador português termina a carreira demasiado cedo. Em média, o futebolista luso deixa de jogar aos 30,9 anos. A conclusão é de um estudo do jogador Tarantini, em parceria com o site zerozero e com dois investigadadores universitários: Bruno Travassos, da Universidade da Beira Interior e André Seabra, da Universidade do Porto. ~

O estudo faz parte do projeto de Tarantini, lançado em setembro de 2016, e que pretende ajudar os jogadores jovens a terem uma carreira de sucesso no futebol.

Em parceria com a plataforma digital zerozero, o jogador do Rio Ave lançou agora dados de pesquisa relativos à carreira do futebolista português. As conclusões deste trabalho referem que o jogador português termina a carreira em média aos 30,9 anos de idade e que mais de 95% dos jogadores portugueses não conseguem chegar a um “grande” em Portugal.

O estudo refere também que apenas 2% dos jogadores portugueses conseguem chegar às Seleções Nacionais Seniores e apensa 16% dos futebolistas lusos conseguem chegar à 1ª Liga de Futebol Profissional. E aqueles que atingiem o prrincipal escalão do futebol português, apenas jogam, em média, 4,7 anos.

Quanto ao jogador português, as conclusões deste trabalho referem que joga oito épocas desportivas em escalões seniores, cinco épocas desportivas em escalões de formação e três épocas desportivas no estrangeiro. Outra conclusão do estudo: 10% dos futebolistas lusos acabam por emigrar.

A amostra deste estudo baseou-se em 16470 jogadores portugueses das equipas de futebol de campeonatos profissionais e não profissionais em Portugal entre as épocas 1980/1981 e 2016/2017.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.