Bruno de Carvalho vai reunir-se com Jorge Jesus para clarificar assuntos com a equipa depois de o Sporting ter sido eliminado da Taça de Portugal nos quartos de final. No rescaldo da derrota com o Desportivo e Chaves por 1-0, o Presidente do Sporting não ficou satisfeito e, de acordo com a imprensa nacional, vai reunir-se com o técnico dos ‘leões’ para obter satisfações sobre o estado da equipa.

O ambiente que se vive em Alvalade é pesado, mas ainda é cedo para saber se a posição de Jorge Jesus enquanto treinador do Sporting está em risco. Com efeito, esta questão não atrai consenso nos jornais desportivos uma vez que há informações distintas a serem avançadas. Enquanto o jornal Record aponta para um Jorge Jesus sem margem de manobra, o jornal A Bola garante que o técnico não tem o posto em causa e que está a ser assegurado por Bruno de Carvalho contra o resto da direção.

Certo aparenta ser a reunião entre as duas partes que terá lugar esta quarta-feira depois de, durante a madrugada, o clube leonino ter sido alvo de muitas críticas e protestos por parte dos adeptos que, apesar da hora (por volta das 02h30) fizeram questão de se deslocar a Alvalade para mostrar a sua insatisfação com cânticos e “joguem à bola” e “vocês são uma vergonha”.

Os adeptos leoninos acusam o treinador de ser um dos culpados da atual situação do Sporting. Nas imediações do Estádio Municipal de Chaves os apoiantes da equipa lisboeta mostraram-se, exaltados, contra a presença de Jorge Jesus que nem esteve no banco de suplentes devido ao castigo que o afasta das áreas técnicas até ao encontro com o Marítimo.

Apesar da suspensão, Jorge Jesus poderia ter comparecido na conferência de imprensa, mas nenhum representante do Sporting apareceu. Na ‘flash interview’ após o fim do jogo também não houve nenhuma comunicação por parte de Raul José, o adjunto que orientou a equipa na ausência de Jorge Jesus.

Saída de Jorge Jesus não é cenário fácil


A possível saída de Jorge Jesus não é uma questão fácil de resolver uma vez que a dispensa do técnico implicaria um esforço financeiro elevado. Caso o Sporting avançasse para a rescisão com o treinador leonino teria de pagar à volta de 20 milhões de euros para acordar a saída do treinador leonino.

Recorde-se de que Jorge Jesus assinou um contrato de longo termo na temporada passada depois de ter trocado o Benfica pelos ‘leões’ no fim do seu vínculo. O treinador português aufere de uma elevado salário que ultrapassa os cinco milhões de euros por temporada. Perante a falta de títulos (apenas uma Supertaça conquistada), o valor que o técnico aufere começa a levantar questões dentro da massa associativa.

O Sporting está a atravessar uma das piores fases da época. Depois de ter ficado de fora das competições europeias, o clube leonino, pela voz de Bruno de Carvalho apontou para o campeonato e as Taças de Portugal e da Liga. Agora, a meio de janeiro, os ‘leões’ estão fora de ambas as Taças e seguem no quarto lugar do campeonato a oito pontos do líder, Benfica. A Primeira Liga é, de resto, o único palco onde o Sporting continua presente.