O Sporting está perante um verdadeiro trauma com os minutos finais dos encontros em que está mais do que três pontos em jogo. As partidas decisivas até agora foram todas decididas contra o clube leonino com golos perto do fim do jogo. Esta tendência começou em Madrid quando, em pleno Santiago Bernabéu, o Sporting vencia o Real Madrid por 1-0. Sem Jesus no banco (expulso no decorrer da partida), o club leonino viu Ronaldo e Morata darem a volta nos 88 minutos para uma vitória dos campeões europeus por 2-1.

Em Guimarães, para o campeonato, o trauma dos minutos finais voltou a atacar. No encontro com o Vitória de Guimarães, o Sporting vencia confortavelmente por 3-0 quando um bis de Marega em três minutos relançou a partida. Sob o aperto ‘vimaranense’, os ‘leões’ acabaram por ceder o empate com um golo de Soares aos 89 minutos.

Antes dos confrontos para as Taças houve ainda tempo para um novo desaires nos últimos minutos frente ao Real Madrid. Em Alvalade, numa altura em que o Sporting precisa de todos os pontos na fase de grupos, Benzema marcou o tento do triunfo ‘merengue’ aos 87’ minutos numa altura em que o clube leonino procurava a vitória.

Objetivos de época falhados por minutos

Com a Europa fora dos planos, o Sporting, na voz de Bruno de Carvalho, virou atenções para as competições domésticas. Taça da Liga e de Portugal ganharam nova importância para os leões que assumiram a sua conquista como um dos objetivos da temporada. No entanto, os últimos minutos voltaram a fazer a diferença.

Na Taça da Liga, o Sporting chegou à última jornada a precisar apenas e empatar com o vitória de Setúbal para garantir a passagem. No entanto, depois de uma exibição abaixo das expetativas, os ‘leões’ acabaram por ser derrotados no último minuto com uma grande penalidade convertida por Edinho aos 90+3.

Com o resultado da Taça da Liga fresco na memória, o Sporting iniciou a preparação para o duplo confronto com o Desportivo de Chaves. Para a Primeira Liga, os homens de Jorge Jesus cederam o empate aos 87 minutos depois de um grande golo de Fábio Martins e atrasaram-se mais da luta pelo título.

Menos de uma semana depois, o clube leonino voltou a vacilar perante os ‘flavienses’ e acabou com novo desastre: eliminação da Taça de Portugal. No Municipal de Chaves, o golo solitário de Carlos Ponck, emprestado pelo Benfica aos 87 minutos colocou um ponto final na participação ‘verde e branca’ na prova rainha do futebol português e aumentou um nível de contestação à equipa que já estava em crescendo.

Afastado de todas as provas com a exceção do campeonato, o Sporting pode dedicar-se unicamente ao campeonato onde segue na quarta posição a oito pontos do líder, Benfica. Com o arranque da segunda volta, o clube leonino tem 17 jornadas para tentar recuperar de todos os contratempos que tem sofrido esta temporada. Em causa está uma época sem títulos depois de um investimento em larga escala para construir o plantel que está às ordens de Jorge Jesus.