O clima de contestação não deixa Alvalade, em particular depois da eliminação na Taça de Portugal diante do Chaves. No campeonato a situação dos 'leões' também não é positiva, já que ocupam o quarto lugar e estão a oito pontos do líder Benfica.

O emblema leonino terminou a primeira volta da I Liga portuguesa de futebol com menos 10 pontos do que a meio da época passada, sendo que já desperdiçou 17, mais um do que em toda a temporada 2015/16.

De líderes, há um ano, os comandados de Jorge Jesus tombaram para o quarto posto, com 34 pontos, a oito do líder Benfica, quatro do FC Porto e dois do Sporting de Braga, numa época em que já foram afastados da Europa e da Taça da Liga.

Os ‘leões’, que ostentam o seu pior registo à 17.ª ronda desde 2012/13, sofreram quatro empates e três derrotas, contra as cinco igualdades e os dois desaires com que fecharam o último campeonato, então com um recorde do clube de 86 pontos.

Em termos de perdas de pontos, o Sporting só foi superado pelo Paços de Ferreira, que ostenta menos 11 pontos (17 contra 28) e uma queda de oito lugares (13.º para quinto), também a maior de todos os clubes da I Liga.

Além de ‘leões’ e pacenses, mais seis equipas somam menos pontos: o Estoril-Praia e o Nacional perderam cinco, o Moreirense três, o FC Porto dois e o Arouca e o Rio Ave um.

No lado oposto, o clube que mais progrediu foi o Boavista, que conseguiu mais 11 pontos (21 contra 10), que lhe possibilitaram ascender seis lugares, para 11.º.

Muito significativos foram também os ganhos de Vitória de Guimarães (mais oito pontos), Sporting de Braga (sete) e Marítimo (cinco).

Logo atrás, segue o tricampeão em título Benfica, que somou mais dois pontos, suficientes para ascender da segunda posição à liderança e recuperar o ‘título’ de ‘campeão de inverno’, que havia perdido em 2015/16 para o Sporting.

O Belenenses e o Tondela, ambos com mais dois pontos, também figuram entre os que melhoraram pontualmente.