Bruno de Carvalho já decidiu que jogadores é que vão deixar o Sporting na sequência do 'emagrecimento' do plantel anunciado ontem pelo Presidente do clube leonino nas redes sociais. De acordo com o jornal A Bola, são sete atletas que estão na porta de saída sendo que seis deles são reforços contratados esta temporada para atacar a conquista do título.

Azbe Jug, Douglas, Petrovic, Meli, Elias, Markovic e André são os nomes que fazem parte da lista de 'emagrecimento' de Bruno de Carvalho. A confirmarem-se as saídas, o Sporting pretende reduzir substancialmente o dinheiro gasto em salários de jogadores que não se conseguiram impor dentro do plantel de Jorge Jesus. Jogadores como Douglas e Petrovic recebem 1,8 milhões por temporada. O valor gasto com Elias sobe aos 2,7 milhões de euros.

À partida, Petrovic é um dos casos mais graves dos jogadores à disposição do treinador leonino. O médio sérvio chegou a Alvalade este ano com o intuito de impor alguma concorrência a William de Carvalho, mas foi incapaz de ‘beliscar’ o internacional português. Com apenas três jogos disputados esta temporada, o médio é uma 'carta fora do baralho' de Jorge Jesus.

Em situação semelhante está Marcelo Meli. O argentino foi apresentado em Alvalade com palavras fortes em que realçou que veio para Portugal lutar pelo título e ser titular, mas acabou por não ter oportunidades de se mostrar. Com Jorge Jesus, o médio emprestado pelo Boca Juniors esteve presente em apenas dois encontros sem conseguir marcar posição nas escolhas. Deverá ser dos primeiros a abandonar Alvalade.

Mais utilizados, mas sem os resultados esperados

Dentro da lista de saídas de Bruno de Carvalho estão jogadores que, em comparação com os outros membros do ‘emagrecimento’, foram tendo oportunidades. Elias, Markovic e André foram tendo oportunidades para se mostrarem ao universo leonino e justificarem a aposta.

O médio brasileiro foi o último a chegar no mercado de transferências e acabou por assinar más exibições quando foi chamado à titularidade. No regresso a Alvalade, o internacional ‘canarinho’ não se mostrou como opção para o capitão Adrien Silva.

Na frente de ataque estão os casos paradigmáticos de Markovic e André. Ambos os jogadores chegaram ao Sporting pela mão de Jorge Jesus e são dois dos mais utilizados da lista de ‘emagrecimento’ dos homens à disposição de Jorge Jesus.

O extremo do Liverpool assinou por empréstimo depois de já ter trabalhado com o técnico no Benfica, mas demonstrou estar longe da forma que mostrou na Luz. Apesar dos 14 jogos e dois golos marcados, o sérvio não é uma primeira escolha perante a presença de Joel Campbel, Bryan Ruiz e Gelson Martins. Apesar da promessa de ‘explosão’ feita por Bruno de Carvalho, o sérvio não detonou.

André Felipe é o mais utilizado da lista do Presidente do Sporting, mas não é um titular indiscutível de Jorge Jesus. O ‘Balada’, como é conhecido no Brasil, prometia muito à chegada a Alvalade, mas perdeu todo o protagonismo para Bas Dost. Apesar das comparações a Liedson feitas por Jesus, o avançado brasileiro contabiliza 15 jogos e três golos marcados. No entanto, o que fica na memória são os falhanços que já teve à boca da baliza numa altura em que o clube leonino precisava de faturar.

Para já, a situação mantém-se crítica em Alvalade depois de mais uma eliminação de um dos objetivos da temporada. Recorde-se de que o Sporting está fora das competições europeias (‘Champions e Liga Europa), da Taça de Portugal e Taça da Liga. No campeonato segue na quarta posição a oito pontos do líder, Benfica. Na sequência destes resultados, a equipa leonina tem sido muito criticada pela massa associativa.