Numa altura em que o Sporting se prepara para ‘apertar o cinto’ e emagrecer o plantel, a saída de vários jogadores que chegaram esta temporada é uma das opções em cima da mesa. A política de contratações do clube leonino foi contestada por adeptos e claques que acusam o Sporting de não apostar nos seus jogadores e de ter ido buscar atletas sem qualidades para vestir a camisola ‘verde e branca’. Com efeito, o Presidente do Sporting pretende baixar os valores gastos em salários de jogadores que foram contratados, mas que não retribuem desportivamente.

A ideia de que Bruno de Carvalho vai olhar para os empréstimos que foram feitos no início da temporada em busca de reforços ganha força e João Palhinha, que esteve emprestado ao Belenenses, já está em Alvalade a trabalhar com Jorge Jesus. O próximo na lista é Iuri Medeiros que está ligado a um regresso precoce a Alvalade depois de meia época no Estádio do Bessa.

O extremo português e João Palhinha são dois dos nomes falados, mas a lista de empréstimos é mais extensa. Entre as cedências estão jogadores que fizeram parte do plantel no ano passado e atletas mais jovens cujo potencial levou ao empréstimo para ganharem experiência. Regressados já estão André Geraldes, Palhinha e Ryan Gauld, mas com cenários diferentes.

À cabeça da lista de empréstimos estão Ewerton, Téo Gutiérrez e Jonathan Silva. O trio sul-americano fez parte do plantel leonino na temporada passada, mas foram cedidos depois de uma temporada com Jorge Jesus. O central perdeu o lugar para Rúben Semedo e foi emprestado ao Kaiserslauten enquanto Jonathan Silva foi enviado para a Argentina (Boca Juniores). Para o seu lugar entrou Marvin Zeegelaar. Já o avançado colombiano foi uma situação diferente das restantes na medida que a saída de Alvalade para o futebol argentino (Rosário Central) foi por opção sua depois de ter anunciado que queria deixar o clube leonino.

Nestes casos, apenas Jonathan Silva e Teo são contabilizados como possíveis regressos. Um defesa esquerdo é uma prioridade para Jorge Jesus enquanto o avançado colombiano é um dos nomes que têm sido falados para um possível regresso. Recorde-se de que, recentemente, Teo voltou a afirmar que estava descontente na Argentina.

Emprestados para rodar e poder voltar mais fortes

A política de empréstimos do Sporting demonstra uma tendência de ceder jogadores para regressarem mais tarde com mais experiência de Primeira Liga. Os casos de João Mário (Vitória de Setúbal), William Carvalho (Cercle Brugge), Adrien Silva (Académica) e Rúben Semedo (Vitória Setúbal) são exemplos bem sucedidos da política de cedências do clube leonino. Atualmente, há vários jogadore que se encontram emprestados e que podem ser colocadas numa lista de potenciais regressos.

A Iuri Medeiros, que é o nome mais badalado para regressar, juntam-se jogadores que estão a militar no futebol português. Tobias Figueiredo foi cedido ao Nacional da Madeira enquanto Francisco Geraldes e Daniel Podence estão a fazer boa figura no Moreirense. A estes nomes acrescentam-se ainda Héldon (Rio Ave), Oriol Rosell e Spalvis (Belenenses). O avançado lituano só poderá ser opção para a próxima temporada uma vez que foi emprestado já neste mercado de inverno.

Fora de Portugal, o contingente de empréstimos do Sporting é mais curto, mas jogar no estrangeiro foi a opção escolhida para dois atletas do clube leonino: Carlos Mané e Wallyson. O extremo português está na Alemanha a representar o Estugarda do segundo escalão germânico enquanto Wallyson, jogador com muito potencial, foi emprestado ao Standard Liege.

Para já apenas João Palhinha é o único que deve ficar às ordens de Jorge Jesus. O médio centro regressou do Belenenses e juntou-se ao plantel da equipa principal dos ‘leões’. Em sentido inverso seguem André Geraldes e Ryan Gauld. Os dois jogadores que estavam cedidos regressaram a Alcochete, mas o seu futuro passará por novo empréstimo a um clube da Primeira Liga.

O Sporting anunciou, pela voz de Bruno de Carvalho, o 'emagrecimento' do plantel leonino. A restruturação da equipa foi uma das medidas que o Presidente dos 'leões' enumerou ontem depois de mais um ‘desaire’ em Chaves que culminou com a eliminação da Taça de Portugal perante o recém-promovido Desportivo de Chaves.