O secretário de Estado de Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, anunciou esta sexta-feira, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, na Assembleia da República, o lançamento de um programa de formação dos dirigentes associativos em 2017.

Na intervenção, que teve lugar na audição para a apreciação das políticas nas áreas da Juventude e do Desporto, o governante revelou o que considerou serem "boas notícias" para este ano, realçando também a apresentação de um programa de reabilitação das instalações desportivas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

"O ano de 2017 trará duas boas notícias, os dois programas que vamos lançar no IPDJ: o programa de formação dos dirigentes associativos, que acreditamos que trará resultados para o movimento desportivo, e um programa de reabilitação das instalações desportivas do IPDJ", afirmou o secretário de Estado.

De acordo com João Paulo Rebelo, "chegaremos ao fim da legislatura e poderemos olhar para melhorias do nosso parque desportivo".

Paralelamente, o titular da pasta do Desporto no Governo abordou a aplicação do seguro social voluntário, o regime de segurança social para os desportistas inscritos no Registo de Agentes Desportivos de Alto Rendimento (RADAR), organizado pelo IPDJ, que se encontrem a usufruir de bolsa e que não estejam abrangidos por outro regime de proteção social obrigatório.

"É uma medida que colhe muita simpatia no setor desportivo. Estava prevista desde 2009, mas ninguém tinha ainda feito nada. Os atletas de alto rendimento inscritos no RADAR têm direito à assunção, por parte do IPDJ, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões da base de incidência contributiva", explicou.

João Paulo Rebelo declarou ainda que todas as 58 federações pediram até dezembro a renovação do estatuto de utilidade pública desportiva e que a "valorização da educação física está a ser feita por este Governo".