Eliminado de ambas as Taças e das competições europeias, o Sporting tem no campeonato a última oportunidade de vencer um título esta temporada. Ao fim da primeira volta, o clube leonino segue em quarto lugar, com oito pontos de desvantagem para o líder Benfica. Com 17 jornadas até ao fim da competição, a equipa de Jorge Jesus tem de recuperar o terreno perdido e há alguns obstáculos no caminho.

O calendário do Sporting para a segunda volta começa na Madeira. Este fim de semana, os ‘leões’ vão a um dos redutos mais complicados da Primeira Liga. O ‘caldeirão’ dos Barreiros é sinónimo de problemas e foi o único reduto em que o Benfica foi derrotado, até agora, na Primeira Liga.

Depois da partida com o Marítimo, o Sporting regressa a Alvalade para a receber o Paços de Ferreira num encontro da 19ª jornada em que os olhos vão estar na ronda seguinte quando o clube leonino for ao norte do país enfrentar a equipa de Nuno Espírito Santo no Estádio do Dragão. O reduto do FC Porto tem sido um dos pontos mais fortes da equipa ‘azul e branca’ e é esperada muita pressão num duelo que vai ser visto com atenção pelo Benfica.

Após o embate no Dragão seguem-se três jornadas de, aparente, dificuldade reduzida antes do próximo ‘obstáculo’: Dois jogos em casa (contra Moreirense e Estoril) e um fora (com o Rio Ave) na véspera de receber o Vitória de Guimarães em casa. O jogo contra os ‘vimaranenses’ da 24ª jornada vai ser disputado a cinco de março, um dia depois de terem decorrido as eleições para Presidente do clube leonino.

Com Bruno de Carvalho reeleito ou um novo Presidente no comando, o Sporting tem um resto de mês tranquilo com viagens a Tondela (atual último classificado), receção ao Nacional da Madeira (atual penúltimo classificado) e ida a Arouca (atual 9º classificado) antes de entrar no ‘mês de fogo’ para o clube leonino.

Abril decisivo com encontros de alta exigência

A parte final da temporada é quando se começam a desvendar algumas das dúvidas sobre como vai terminar a classificação desta edição do campeonato. Para o Sporting, o mês de abril pode ser o ponto de viragem para isso mesmo. Com efeito, o clube leonino arranca o mês com uma viagem até ao Bonfim no dia 9 para enfrentar o Vitória de Setúbal. Depois da derrota para a Taça da Liga há ‘contas a ajustar’ com os ‘sadinos’ orientados por José Couceiro.

O encontro em Setúbal é o último jogo dos ‘leões’ antes de receber o Benfica em casa para o campeonato. Num jogo que acaba por valer seis pontos (três conquistados por quem vence e três perdidos por quem é derrotado), o dérbi lisboeta pode ser um dos momentos decisivos para a classificação final. Recorde-se de que, na primeira volta, os ‘encarnados’ venceram por 2-1 no Estádio da Luz.

No rescaldo do dérbi, o Sporting não vai ter direito a facilidades uma vez que, na jornada seguinte, enfrenta o SC Braga no Estádio AXA. Os ‘bracarenses’ seguem na terceira posição e assumiram-se como candidatos a uma posição no pódio. Atualmente, seguem à frente do clube leonino e venceram a equipa de Jorge Jesus em Alvalade no encontro da primeira volta.

Esta série de jogos, numa altura em que ficam a faltar apenas três jornadas para o final do campeonato, pode ser o momento de viragem para uns ou de confirmações para o outro. Até ao final, o Sporting enfrenta o Belenenses na 32ª jornada (casa), o Feiresense na 33ª (fora) e fecha a época no seu reduto frente ao Desportivo de Chaves.

Confira a classificação da Primeira Liga após a 1ª volta

Confira as 17 jornadas que ainda faltam disputar