O treinador do Sporting de Braga, Jorge Simão, disse este sábado que no dérbi com o Vitória de Guimarães, domingo, na 18ª jornada da I Liga de futebol, "o favoritismo esfuma-se" pela componente emocional destes jogos.

O clube bracarense tem uma campanha especial para este jogo e tem prevista 'casa' quase cheia, estimando, neste momento, cerca de 23 mil espetadores para o 'clássico' minhoto.

"Não sou de Braga nem de Guimarães, mas conheço perfeitamente a rivalidade que existe entre os dois emblemas e tenho agora o privilégio de o viver por dentro pela primeira vez. É um jogo em que a componente emocional prevalece sobre outras, é fundamental neste jogo", disse.

Sobre o Sporting de Braga ser favorito por jogar em casa e estar à frente na classificação [é terceiro e o Vitória quinto], Jorge Simão frisou: "é um dérbi e, num dérbi, o favoritismo esfuma-se".

O técnico defendeu que, independentemente do adversário e da posição na tabela, "a grande vantagem" de ter estabelecido uma meta pontual, o que guia a equipa é chegar aos 65 pontos.

"Faltam-nos 29 pontos e espero que no final deste jogo ficam a faltar apenas 26", disse.

Referiu que, "mais do que nunca é preciso ser guerreiro"

"Mas vou dizer isso em todas as antevisões. Nós jogámos para os sócios, o futebol é um jogo que não faz sentido se não tivermos por quem nós torça e vibre e eles têm de se sentir parte deste processo", disse.

Simão elogiou o Vitória de Guimarães, uma equipa que "fez uma aposta forte nesta época, conseguiu recrutar bons jogadores e tem feito uma belíssima época, com legítimas ambições europeias".

Mas não quis individualizar nenhum jogador, preferindo destacar a força coletiva dos vimaranenses.

"É uma boa equipa e não nos interessa falar em anular um jogador porque funcionam como equipa, mas espero que prevaleça o talento dos nossos jogadores e a qualidade e organização da nossa equipa", disse.

O técnico disse esperar "um jogo com fases de predomínio de uma equipa sobre a outra e vice-versa, acima de tudo gerir muito bem todas as fases do jogo, controlando a nossa cabeça".

O Sporting de Braga joga na quarta-feira a meia-final da Taça da Liga com o Vitória de Setúbal, mas o técnico assegurou que essa partida "não influencia absolutamente em nada" o jogo de domingo.

"É como se não houvesse depois de amanhã [domingo]. Se abordarmos cada lance e cada jogo com este espírito é a competitividade elevada ao extremo", disse.

Questionado sobre se o Braga será mais afirmativo, disse ter "muitos desejos e ideias de como gostaria que as coisas estivessem", mas também "a noção de que há passos que têm que ser dados".

"Gostaria de passar 90 minutos a massacrar cada adversário, mas o jogo é uma relação de forças, de oposição, e a nossa força tem que ser tanto maior quanto maior for a resistência do adversário. O que eu quero é chegar ao fim com os três pontos", disse.

O alegado interesse do FC Porto em Assis, médio do Desportivo de Chaves por quem o Braga estaria também interessado, motivou a seguinte reação de Jorge Simão.

"Acho que é uma manifestação claríssima de grande respeito do FC Porto pelo Braga. Porquê? Acho que fica evidente porquê", disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado com 36 pontos, e Vitória de Guimarães, quinto com 30, defrontam-se no domingo, às 20h15, no Estádio Municipal de Braga, partida que será arbitrada por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.