Nem sempre a aposta nos talentos jovens da academia dá frutos aos clubes. Um estudo do CIES – Observatório de Futebol - revelou a taxa de utilização dos jogadores formados nos campeonatos de 31 ligas europeias, para tentar perceber se a aposta na ‘prata da casa’ pode levar à conquista de títulos.

E os resultados são esclarecedores. De acordo com o jornal OJogo, que cita o estudo da publicação, dos 26 clubes analisados e que mais jogadores da formação utilizam, apenas uma se encontra a liderar o seu respetivo campeonato: o Viitorul Constanta, da Roménia, que tem uma taxa de utilização de formandos (TUF) de 56,3%.

O Sporting surge na 26ª posição desta lista, com uma TUF de 42,2%, um valor que pode também ser explicado pela inclusão de quatro jogadores da formação no plantel ‘leonino’ neste mercado de inverno. Daniel Podence, Francisco Geraldes e João Palhinha terminaram os seus empréstimos e regressaram ao clube de Alvalade, enquanto Matheus Pereira deixou a equipa B do clube lisboeta para ser incluído no plantel. Os ‘verdes e brancos’ estão, atualmente, na terceira posição da I Liga.

Já FC Porto e Benfica nem se encontram no top-100 desta listagem. Destaque também para o facto do Barcelona estar abaixo do Sporting, na 50ª posição, com uma TUF de 34,0%, ocupando atualmente o segundo lugar da Liga Espanhola.

O pódio desta listagem é composto por FC Tatran, de Eslováquia, com uma TUF de 74,9%, que se encontra no 12º lugar da classificação da sua liga. O topo da tabela fica completo com o Gorica, da Eslovénia, com uma TUF de 65,3% e o Atlético de Bilbau, com uma TUF de 64,6%. Ambos os clubes ocupam a quarta e a sétima posição, respetivamente, nas suas ligas.

No estudo, tendo em conta as principais cinco ligas europeias (Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha), o líder é, como já vimos, o Atlético de Bilbau. Em segundo lugar, surge a Real Sociedad, com uma TUF de 54,3% (ocupa a 5ª posição da Liga Espanhola) e o Lyon, com uma TUF de 50% (ocupa a 4ª posição da Liga Francesa). O Barcelona surge apenas em sexto lugar, seguido do Milan, que tem uma TUF de 32,3%. No top-20, o Arsenal surge em 16º (TUF: 28,1%), seguindo de Bayern Munique (TUF: 26,5%).