Foi preciso sofrer a bom sofrer, mas o Sporting lá conseguiu redimir-se da derrota no clássico, com um triunfo arrancado a ferros no terreno do Moreirense (2-3), equipa que, convém não esquecer, já havia causado dores de cabeça a outros dois ‘grandes’. A formação de Augusto Inácio chegou ao intervalo a vencer por 2-1 sem que tivesse feito muito por isso, é um facto. Mas os ‘leões’, que continuam a evidenciar muitas fragilidades defensivas, souberam organizar-se na segunda metade e dar a volta ao marcador, com a ajuda de um jovem recém-chegado de Moreira de Cónegos e de um guião atualizado ao intervalo por Jorge Jesus.

O jogo:

O treinador dos ‘leões’, que surpreendeu no clássico ao lançar Matheus Pereira de início, optou por jogar pelo seguro desta vez, fazendo alinhar Alan Ruiz no onze. Os regressos anunciados de William Carvalho e Bruno César, neste último caso a uma posição que não é originalmente a sua, pareciam devolver alguma tranquilidade à equipa - até porque este é provavelmente o onze de eleição de Jesus. E a verdade é que o clube de Alvalade entrou determinado em chegar à vantagem rapidamente, embora sem grandes lances de perigo efetivo.

Do outro lado, estava um Moreirense pronto a aplicar a mesma estratégia que havia utilizado frente ao FC Porto e ao Benfica, fazendo com que o Sporting subisse as suas linhas, para depois, na sequência de um erro do adversário, partir rápido para o contra-ataque. Foi assim no lance do primeiro golo. Perda de bola de Rúben Semedo, a permitir o passe longo de Boateng para Dramé, Coates desvia para a área e Bruno César, pressionado pelo avançado dos ‘cónegos’ que nunca desistiu do lance, acaba por introduzir o esférico na própria baliza.

As fragilidades defensivas do Sporting estavam à vista. Até Jorge Jesus reparou nelas, num dos raros momentos em que ‘desceu à terra’ e adotou um discurso mais autocrítico e realista relativamente ao seu plantel. Assim foi na ‘flash interview’ e na conferência de imprensa pós-jogo. Ainda bem que assim foi, até porque os números falam por si: 24 golos sofridos em 21 jornadas, mais do que em toda a época transata. Há muito trabalho a fazer neste setor.

Alan Ruiz, um dos melhores em campo, retribuiu a aposta do técnico com mais um golo, após passe de Bas Dost, mas nem sequer teve tempo para festejar. Três minutos depois, Boateng irrompia pelos centrais do Sporting, que pareciam estar com o pensamento noutro lado que não naquele jogo, acabando por ser travado em falta por Rui Patrício, que estava definitivamente em dia ‘não’. Cauê não vacilou e a equipa da casa chegou ao intervalo a vencer por 2-1. Mérito de Augusto Inácio na estratégia delineada, a tirar partido das debilidades do ‘leão’.

Jorge Jesus viu-se obrigado a retocar o guião para a segunda parte, procurando aumentar a intensidade de jogo e obrigando o adversário a recuar ainda mais no terreno. Fê-lo, pasme-se, recorrendo a um “menino” (palavras do técnico) que há cerca de duas semanas fora resgatado ao... Moreirense. Daniel Podence entrou com a lição bem estudada e deu outro andamento ao encontro, de tal forma que foi do seu pé direito que nasceu o 2-2 aos 68 minutos: remate ao poste e Bas Dost, na recarga, a restabelecer a igualdade e a fazer o 17.º golo no campeonato.

A partir daqui, o Moreirense encolheu-se ainda mais no seu terreno, sufocado pelo fulgor ofensivo do Sporting, que deixava antever que o 3-2 chegaria mais cedo ou mais tarde. Chegou ao minuto 73, num remate forte de Adrien, a finalizar uma excelente jogada coletiva dos ‘leões’. A formação de Alvalade conseguiu segurar a vantagem até ao apito final, não sem antes ver Dramé atirar à trave, uma vez mais por culpa da defesa forasteira. No final, são três pontos suados, que valem a manutenção do terceiro lugar e o objetivo da Champions bem vivo. Já o Moreirense, que ainda procura sacudir os lugares de despromoção, terá de esperar pela próxima época para tentar novamente bater os três ‘grandes’.

O momento:

Adrien consuma a reviravolta: O placard marcava 2-2 e o Sporting carregava e carregava sobre o Moreirense. Era mesmo uma questão de tempo até a equipa da casa ceder à pressão. À entrada do último quarto de hora do tempo regulamentar, combinação na direita entre Gelson e Schelotto, com o lateral a cruzar atrasado para o capitão, que encheu o pé e rematou de primeira para o fundo das redes. Estava consumada a reviravolta no marcador.

A polémica:

Não é que se possa apelidar o lance que deu origem ao 2-1 de polémico. Rui Patrício foi imprudente na forma como abordou a jogada, acabando por sair fora de tempo e fazer falta sobre Boateng. Ponto. De realçar ainda um outro lance, aos 33 minutos, em que os jogadores do Moreirense reclamam que a bola terá embatido no braço de Rúben Semedo, após cruzamento na direita de Sougou. O central leonino tinha, no entanto, os braços completamente imóveis e atrás das costas.

Os melhores:

Bas Dost: Mais um golo do holandês, o 17º na Liga, a reforçar o estatuto de melhor marcador do campeonato. O ponta de lança não só marcou – estava bem posicionado para fazer a recarga no 2-2 – como ainda deu a marcar, servindo Alan Ruiz no 1-1.

Alan Ruiz: Segundo golo do argentino em dois jogos consecutivos. Foi um dos mais inconformados da equipa de Jorge Jesus, movimentando-se muito por entre as linhas apertadas do Moreirense.

Podence: Fez mais em cinco minutos do que muitos em 90. De regresso a uma casa que bem conhece, o extremo de 1,65 metros agigantou-se frente aos antigos companheiros de equipa, dando o abanão que o ataque do Sporting precisava. Foi dele a jogada que deu origem ao golo de Bas Dost.

Dramé: O ex-jogador do Sporting foi um dos mais incansáveis no plantel do Moreirense. Exemplo disso o facto de nunca ter desistido do lance que levou ao autogolo de Bruno César. Sempre rápido nas movimentações, foi dele o lançamento longo para a desmarcação de Boateng, que levou à falta de Rui Patrício.

Os piores:

Defesa do Sporting: Os dois golos do Moreirense ocorreram mais por culpa do setor defensivo que por mérito da equipa que os marcou, o que é dizer muito. Coates e Rúben Semedo deixaram-se antecipar muitas vezes pela velocidade de Sougou, Dramé e Boateng. Rui Patrício também não está isento de culpas.

Jovens promessas nas bancadas: Nem Francisco Geraldes, do lado do Sporting, nem Wallyson, do lado do Moreirense, constaram da ficha de jogo. O primeiro regressou a Alvalade no mercado de inverno, tal como Podence, e esperava-se que fosse opção depois de ter sido titular na última jornada frente ao Marítimo. O segundo fez o caminho inverso ao desvincular-se dos ‘leões’ para rumar ao clube minhoto. Acabaram os dois na bancada. É pena.

Reações:

Adrien: "Não deitamos a toalha ao chão"

Jorge Jesus: "Mudanças táticas foram importantes"

Cauê: "A entrada do Podence desequilibrou o jogo"

Augusto Inácio: "Foi um jogo emotivo, em que a força coletiva do Sporting foi superior"

Curiosidades:

- Bruno César fez o primeiro autogolo do Sporting em 2016/2017. Os ‘leões’ não marcavam na própria baliza desde janeiro de 2016, na vitória sobre a Académica também por 3-2. Nessa altura, foi Ewerton quem traiu Rui Patrício.

- Recorda-se da última vez que o Sporting sofreu, no mesmo jogo, um autogolo e uma grande penalidade? Foi a 10 de março de 2009, no 7-1 aplicado pelo Bayern.

- Há dois anos que o Sporting não vencia fora de casa com uma reviravolta no marcador. A última vez que tal sucedeu foi em 2014/2015 – vitória por 3-1 em casa do Arouca, com golos de Montero, Carrillo e Tobias.

- Gelson cumpriu, frente ao Moreirense, o 50.º jogo na Liga. É o mais jovem a atingir a marca dos 50 jogos no campeonato desde Rui Patrício, em 2009.

- Bas Dost iguala a sua época mais goleadora desde que deixou a Holanda em 2011/2012. No Wolfsburgo chegou aos 20 golos em 2014/2015, prova de que o holandês está num excelente momento de forma.