Bas Dost voltou a marcar pelo Sporting e chegou aos 17 golos esta temporada. A marca alcançada em Moreira de Cónegos superou o melhor registo que o avançado conseguiu durante os anos que passou na Bundesliga. Durante a sua passagem pela Liga alemã, o melhor que o holandês tinha conseguido foram 16 golos durante a sua terceira temporada com o Wolfsburgo. Em 2014/15, Bas Dost terminou a temporada com 20 golos marcados em todas as competições sendo que 16 desses tentos foram conseguidos no campeonato. Essa temporada foi a mais produtiva dos quatro anos completos que passou no emblema germânico.

Em Portugal, Bas Dost rapidamente assumiu-se como um jogador fundamental para Jorge Jesus e para o Sporting. O holandês é o melhor marcador do campeonato e os golos têm significado pontos preciosos para os ‘leões’. Com pouco mais de metade da temporada cumprida, Bas Dost segue com 19 golos marcados (17 campeonato, 1 Liga dos Campeões e 1 Taça de Portugal) que o colocam no top 10 de goleadores na Europa. Na sétima posição da corrida à Bota de Ouro Europeia, o avançado tem a mesma pontuação do que Messi.

Com 13 jornadas ainda por jogar na Primeira Liga, o holandês tem o registo de Islam Slimani na mira. O avançado argelino marcou 27 golos na sua melhor temporada com o clube leonino antes de deixar Alvalade por Leicester a troco de 30 milhões de euros. Em Alvalade deixou um marco e um lugar para preencher. Lugar esse que Bas Dost aproveitou para se assumir como um dos jogadores mais influentes.

A melhor temporada de sempre de Bas Dost foi em 2011/12 quando representava o Heerenveen da Holanda. No último ano na equipa ‘laranja’, o avançado terminou a temporada com 37 golos marcados em 39 partidas. Para estas contas entraram os 31 golos para o campeonato e os seis golos para a Taça da Holanda.

Bas Dost chegou esta temporada ao Sporting depois de o clube leonino ter pago 10 milhões de euros pela sua contratação. O avançado entrou para o topo das transferências mais caras pagas pelo Sporting e foi o escolhido para suceder a Slimani. Frente ao Moreirense voltou a marcar e aumentou para 17 a sua contagem pessoal.