O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, realçou hoje que a equipa precisa de concretizar as oportunidades que cria para voltar aos triunfos no jogo com o Belenenses, da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação vimaranense vem de três desafios sem vencer, a sua mais longa série deste campeonato, não tendo marcado um golo em qualquer deles - Marítimo (0-0), Paços de Ferreira (2-0) e FC Porto (2-0) -, mas o treinador mostrou-se convicto de que os seus pupilos vão quebrar o ‘jejum’ no Estádio do Restelo, caso sejam mais eficazes.

"Os níveis de eficácia têm de melhorar forçosamente. Nos momentos-chave, não podemos errar. Com o Marítimo, pecámos na finalização. Em Paços de Ferreira, podíamos ter ido para a segunda parte mais confortáveis. Estamos convictos de que vamos ultrapassar esta série para voltarmos à normalidade", disse na conferência de antevisão ao jogo de domingo.

O timoneiro dos minhotos avisou, porém, que a formação da Cruz de Cristo é um adversário "tradicionalmente difícil", antecipando um "jogo aberto" entre duas equipas dispostas a "proporcionar um bom espetáculo".

"Normalmente as equipas do Quim Machado [treinador do Belenenses] jogam bem, têm um jogo saudável. Tenho a certeza de que, no domingo, vamos ter duas equipas a olhar para o jogo com o objetivo de o vencer", previu.

Pedro Martins lembrou que o Vitória, quinto classificado, com 35 pontos, está "dentro dos objetivos", quer no campeonato - cinco primeiros lugares -, quer na Taça de Portugal - disputa a primeira mão das meias-finais com o Chaves, a 01 de março -, e que o grupo, apesar da fase de resultados menos boa, continua bem em termos anímicos.

"Sinto o grupo focado naquilo que é fundamental. Não há nenhuma equipa no mundo que não passe por estes momentos. Ainda bem que passamos por este momento mais delicado, porque isso demonstra a qualidade. Não é normal acontecer aquilo que aconteceu nestas últimas três semanas", frisou.

O técnico vitoriano salientou que o plantel está praticamente na máxima força, após uma restruturação "necessária e forçada" no ‘mercado’ de janeiro, e que os regressos de Hernâni e de Marega, avançados que não atuaram na jornada anterior, por estarem cedidos pelo FC Porto, aumentam o número de soluções.

"Tenho praticamente toda a gente a 100%, o que nos dá mais condições, inclusivamente no momento de tomar decisões durante o jogo", explicou.

Pedro Martins disse ainda não ter a certeza se vai poder utilizar o médio Rafael Miranda, que começou a trabalhar em pleno nesta semana, depois de ter jogado pela última vez a 23 de dezembro, no triunfo vitoriano sobre o Arouca (1-0).

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 35 pontos, defronta o Belenenses, 12.º, com 25, pelas 18:00 de domingo, no Estádio do Restelo, em Lisboa, em partida dirigida pelo árbitro Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.