Joaquim Teixeira, que coordenou durante cinco anos a formação do 1º de Agosto, teceu grandes elogios aos recentes reforços sportinguistas Ary Papel e Gelson. Em entrevista ao jornal O Jogo, o antigo adjunto do FC Porto revelou que falou com Jorge Jesus sobre os dois atletas.

"Ainda agora vieram dois futebolistas para o Sporting, que são craques, da seleção e do 1º de Agosto. O Gelson, que foi o melhor marcador da competição - não é forte fisicamente, mas é um excelente finalizador -, e o Ary Papel, que é um malabarista, rápido, virtuoso. O Ary Papel foi agora cedido, o Gelson neste momento deve ser um dos três melhores avançados do Sporting. Já os conhecia muito bem, falei com o Jorge Jesus em relação aos dois. Disse-lhe até que o Ary Papel é um futuro Quaresma e comparei o Gelson com o Liedson, embora tecnicamente seja superior. Não gosto muito de fazer comparações, mas será uma forma de os apresentar", disse Joaquim Teixeira.

Os dois jogadores ainda não conseguiram construir notoriedade em Portugal, mas Teixeira defende que tal se deve apenas ao período de adaptação necessário para os atletas.

"É preciso perceber que é daqueles casos em que tem de se tolerar a tal adaptação de que tanto falamos, por exemplo, em relação aos jogadores brasileiros. Repare: vieram de um clima de 35 graus para temperaturas muito baixas, como as que estamos a viver. Vão aprender o rigor do treino. Se eles conseguirem superar a saudade do seu povo e da sua cultura, vão ser exemplos para muitos outros", projetou.