Rui Vitória, treinador do Benfica, projetou este sábado o encontro com o Sporting de Braga e abordou o facto de o clube 'encarnado' ter solicitado ao Conselho de Arbitragem uma reunião de emergência por entender estar a ser prejudicado, aludindo ainda ao jogo do FC Porto com o Tondela.

"Não queria entrar muito por aí. O que vos digo é que nós estamos muito focados na nossa tarefa. Temos consciência de que estamos aqui para a luta, temos de trabalhar e vamos trabalhar muito até ao final do campeonato. Agora é evidente que estamos atentos ao que se vai passando. Estamos sempre atentos para que a arbitragem melhore. Não queria entrar em aspetos particulares, agora...isto de facto não está fácil. Não está fácil", atirou o técnico.

Questionado sobre a nomeação de Tiago Martins, árbitro que expulsou o técnico na Taça da Liga por palavras dirigidas a um assistente, Rui Vitória defendeu-se no que toca ao episódio em particular mas defendeu ainda o caráter do árbitro.

"Uma coisa é o meu castigo, outra é o arbitro Tiago Martins. Na altura bastavam dois minutos para interpretar o que eu tinha dito. Hoje não posso falar muito mais porque o processo está a decorrer, mas uma coisa é o que se passou no jogo e o que originou o castigo, outra é o árbitro, que me parece que tem qualidade. Não baralho as coisas. Quando critico os árbitros não o faço em relação à sua pessoa, faço-o em relação a factos. Digo-vos que temos uma amargura grande em relação a esse processo, porque se há pessoa que tem demonstrado respeito pelos árbitros e pelos adversários essa pessoa tenho sido eu", defendeu, voltando a abordar o tema mais tarde.

"Estamos a jogar a um nível elevadíssimo. Em relação ao árbitro, houve uma má interpretação, mas não deixo de reconhecer que é um jovem que poderá ter melhores prestações, que tem capacidade para chegar a um jogo destes e arbitrar. Quem joga a este nível tem de estar preparado para estas questões. Se o meu ponta de lança falha prejudica a minha equipa, mas se o árbitro falha prejudica-se a si e a terceiros. Ao árbitro não basta fazer nove boas ações se a décima não o for. Os árbitros têm de trabalhar em cima deste modelo psicológico. Agora...acho que tem capacidade para arbitrar num jogo destes", acrescentou.

Sporting de Braga e Benfica defrontam-se no domingo, a partir das 20h15, em partida da 22ª jornada da Liga portuguesa. Os 'encarnados' precisam de vencer para regressarem ao primeiro lugar, que é provisoriamente ocupado pelo FC Porto.