A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga revelou hoje que, depois dos incidentes no Sporting de Braga-Benfica, no domingo, para a I Liga de futebol, "a segurança do espetáculo foi garantida".

Num comunicado em que não responde diretamente ao Sporting de Braga, que hoje atribuiu a essa força policial a responsabilidade dos acontecimentos antes e depois do jogo com o Benfica, o Comando Distrital da PSP de Braga conta que, pelas 17:30, junto a um bar da zona envolvente do estádio, e "sem que nada o fizesse prever, eclodiram confrontos físicos entre adeptos dos dois clubes".

"A PSP, logo que deles tomou conhecimento, enviou para o local uma equipa de 'spotters' e uma equipa de intervenção rápida, tendo sido possível fazer cessar os confrontos e repor a normalidade, sem necessidade de intervenção de ordem pública", explica.

Segundo a mesma fonte, "dos confrontos resultaram ferimentos num adepto do Sporting de Braga, que recebeu tratamento hospitalar" ao nariz, assim como se registaram "danos em viaturas, ainda não tendo sido formalizadas as respetivas queixas".

"A segurança do espetáculo desportivo foi garantida, sem que tenha ocorrido qualquer outro incidente de relevo", concluiu a nota.

A SAD bracarense tinha já acusado a PSP de negligência e incapacidade.

"A imagem que resulta da organização do encontro sai desfocada pela gravidade dos acontecimentos ocorridos antes e depois do jogo e que o Sporting de Braga tem de imputar, muito diretamente, à tremenda incapacidade revelada pelos dispositivos policiais no controlo dos espaços e das operações", pode ler-se num comunicado da SAD minhota.

Para os responsáveis bracarenses, "a operação policial montada para o jogo de ontem [domingo] cometeu um erro crasso e imperdoável: foi reativa e não preventiva. Não esteve à altura dos desafios que um evento desta natureza levanta, o que levou a que negligenciasse o controlo e a monitorização dos espaços circundantes ao Estádio Municipal de Braga, agindo tardiamente e a despropósito, abusando da força quando já não podia mediá-la".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.