Quase 33 anos separam o jogo decisivo da extinta Taça das Taças e a partida desta quarta-feira. O ponto em comum: as duas equipas. Juventus e FC Porto voltam a enfrentar-se, desta feita para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois desse jogo de má memória, em Basileia.

Em entrevista ao jornal a Bola, António Sousa, um dos históricos dos 'azuis e brancos', que esteve presente nessa partida, recorda como se fosse ontem essa partida, salientando que o troféu podia ter seguido outra direção: o Estádio das Antas.

"Podíamos muito bem ter trazido o troféu para as Antas. Fomos superiores a nível coletivo e individual. Mas a arbitragem não esteve nada bem", referiu o antigo avançado, referindo-se ao segundo golo da Juventus, marcado por Boniek, na sequência de uma carga à margem das leis sobre João Pinto.

António Sousa acredita que o FC Porto precisava de outra rodagem, visto que a final era uma estreia para a equipa portista numa fase tão avançada das competições europeias. "Faltava também experiência à nossa equipa. E não tínhamos a dimensão da Juventus da altura, nem do FC Porto de hoje", referiu o histórico dos 'azuis e brancos'.

Sobre o estatuto dos ‘azuis e brancos’ em 1984, António Sousa afirmou que que o clube portista não era respeitado.

"O FC Porto entretanto conquistou a visibilidade e o respeito de todos. E esse respeito nós não merecemos na altura. Fomos derrotados pela arbitragem e pelo sistema", criticou.

O ex-jogador acredita que esta foi uma final única, mas num jogo bastante distinto. "O futebol agora é diferente, passaram-se mais de 30 anos depois da final da Basileia. Mas a qualidade estava lá, como esteve, nas duas equipas", ressalvou António Sousa, deixando muitos elogios à equipa dos 'dragões' de 1984.

"A equipa de 1984 era única. Chegámos nessa temporada a ser aplaudidos pelos adeptos dos nossos adversários", referiu o antigo médio, que chegou mesmo a marcar o único golo do FC Porto nessa final, que os 'dragões' vieram a perder por 2-1.

Quanto à eliminatória que os 'azuis e brancos' agora enfrentam, António Sousa acredita que é difícil escolher um favorito.

"Prevejo agora dois jogos muito equilibrados. Eu faço votos para que seja o FC Porto a seguir em frente na Champions. É importante para o clube e também para o futebol português", antevê o antigo jogador, que acredita que as duas equipas podiam fazer melhor.

"Ambas as equipas estão agora longe dos seus melhores tempos, mas para lá caminham", defendeu.

Apesar da derrota na final da Taça das Taças, António Sousa veio mesmo a conseguir a glória europeia, ao conquistar a Taça dos Campeões Europeus e a Supertaça Europeia em 1987. Durante a sua carreira, passou por FC Porto e Sporting, conquistando também uma liga portuguesa, duas Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.