Gelson Martins já ultrapassou o arranque de Cristiano Ronaldo no Sporting com sete golos em 41 jogos na equipa principal leonina. Em entrevista ao jornal oficial do clube de Alvalade, o jovem avançado passou em retrospectiva o seu percurso desde a Academia até à equipa principal.

Questionado sobre os primeiros ídolos e a forma como estes acabaram por influenciar o seu estilo de jogo, Gelson Martins fala em Robinho e nos dribles frenéticos da infância.

"Os dribles fazem parte do meu estilo de jogo, ou seja, nunca foram um escape ao físico. Contudo, é verdade que os jogadores que mais utilizam esse tipo de jogadas costumam ser móveis, com uma estatura não tão forte. Olhava para o Robinho, todo franzino, e pensava: "Também sou assim". Comecei por acreditar que dava para pegar por aí", começou por dizer Gelson Martins.

"O meu sonho de miúdo passou por ser jogador de futsal, mas depois abriram-me os olhos e disseram-me que o futebol era aquilo que tinha de seguir.

A partir do momento em que encarei esse desafio, tornar-me profissional passou a ser o único objetivo. A minha posição favorita não era tão ofensiva como a que ocupo atualmente. Gostava de estar na defesa, 'pegar' na bola e dar aos outros para marcar. Dava-me prazer fintar os adversários. Não ligava tanto aos golos", acrescentou o jogador do Sporting.

Questionado sobre o impacto de Jorge Jesus na sua afirmação na equipa principal do Sporting, o jogador leonino assume que o técnico tem uma característica que o diferencia dos outros treinadores.

"A exigência é o que diferencia Jorge Jesus dos outros. Está sempre em cima de nós. Os mais novos têm a tendência de se distrair com maior facilidade, mas ele não deixa que isso aconteça. 'Obriga-nos' a estar constantemente focados no nosso trabalho. Os avisos que nos dá durante o jogo, junto à linha, fazem parte do processo de crescimento de qualquer jogador", frisou Gelson Martins.

"Está à vista de todos que o importante não é só estar dentro de campo. Temos de ter alguém que nos indique o caminho certo e nos faça crescer", disse o jogador do Sporting sobre a importância de Jorge Jesus no seu crescimento.

"Pontos a aperfeiçoar? Não só o último passe, como a capacidade de decisão no último terço. Por vezes, também tenho de ter mais calma, porque ando sempre a '100 à hora'", acrescentou Gelson Martins sobre a sua margem de crescimento.

A finalizar, Gelson Martins frisou a importância dos adeptos do Sporting no rendimento da equipa em campo.

"Sim, de forma positiva mas também negativa. Às vezes, estamos um bocadinho a dormir e o barulho do estádio desperta-nos. Penso logo: 'Deixa-me lá concentrar que isto é para levar a sério. Gosto muito de ouvir os cânticos dos adeptos. São importantes para a equipa", sentenciou Gelson Martins.