Após a derrota a meio da semana com a Juventus e com a possibilidade de prosseguir em prova na Champions seriamente hipotecada foi um FC Porto de orgulho ferido que aparecia no Bessa. O objetivo era simples: Vencer de forma convincente para afastar os fantasmas, sacudir as incertezas e colocar a equipa de novo a um ponto da liderança encarnada.

Nuno Espírito foi ao baú e trouxe de novo o 4-3-3, com um tridente ofensivo composto por Corona, Brahimi e com o Soares na frente de ataque. André Silva ficou com algum surpresa no banco de suplentes. Este novo 'xadrez' no FC Porto no Bessa trocou as voltas ao conjunto da casa, que demorou a adaptar-se às mudanças táticas da equipa portista e acabou por pagar caro com um golo sofrido logo nos primeiros minutos. A equipa de Miguel Leal deu muito espaço aos criativos portistas que aos sete minutos construíram o primeiro e único golo da partida. O tento foi marcado pelo inevitável Soares. O dianteiro fez o sexto golo em seis partidas e resolveu a contenda.

O Boavista sem poder contar com Idris, - ausência de peso no miolo axadrezado - demorou algum tempo a reagir ao golo, mas as 'panteras' aumentaram a intensidade e foram para cima do adversário. Casillas evitou o empate a meio do primeiro tempo depois de um remate de primeira de Anderson Carvalho. Ainda antes do descanso, Vagner com um punhado de defesas impediu que o resultado se avolumasse para a turma azul-e-branca.

No segundo tempo viram-se duas equipas menos esclarecidas. Corona saiu lesionado ao intervalo, depois de ter sido atingido por Talocha (lance que resultou na expulsão do técnico Nuno Espírito Santo) e o FC Porto praticamente não se aproximou da baliza adversária no segundo tempo. Ao minuto 67, o maltês Schembri (jogador do Boavista) teve tudo para fazer o empate. Só um corte milagroso de Marcano evitou o golo. Nos últimos 10 minutos as duas equipas jogaram com menos um homem. Henrique lesionou-se e Maxi Pereira foi expulso. Até final, o FC Porto conseguiu segurar o resultado e trouxe do Bessa três pontos importantes para a corrida ao título.

Momento do jogo

Minuto 7. Óliver num excelente movimento descobre Corona, que consegue fugir pela direita e endossa a bola para Soares desviar para o único golo da partida. Que melhor forma de esquecer um jogo pouco inspirado com a Juventus do que com um tento madrugador. O golo deu um 'boost' de confiança à equipa para o resto do encontro e assegurou um importante triunfo que permite ao conjunto de Nuno Espírito Santo manter-se a um ponto de distância do Benfica.

Os melhores

Soares

Resolveu o jogo e é o homem do momento no FC Porto. Voltou a fazer o gosto ao pé e marcou em todos os jogos do campeonato ao serviço do FC Porto.

Brahimi

O extremo foi uma quebra cabeças para a defesa do Boavista na primeira parte. Muito forte no um para um, foi uma ameaça constante e foram dos pés dele que saiu grande parte do jogo ofensivo do FC Porto.

Vagner

Não teve hipóteses no golo de Soares, mas impediu o avançado com um par de defesas de 'matar' o jogo ainda na primeira parte. Se o FC Porto foi para o intervalo 'apenas' a vencer por 1-0, o mérito foi seu.

Anderson Carvalho

Esteve perto do golo do empate com um tiraço de primeira a que Casillas respondeu com uma grande defesa. Teve sempre grande intensidade a meio campo na pressão e na recuperação bola.

O pior

'Sururu' ao intervalo

Uma entrada de Talocha sobre Corona motivou confusão à beira do intervalo. Nuno Espírito Santo e Alfredo (adjunto do Boavista) trocaram argumentos e acabaram expulsos. Foi o momento mais triste de um jogo que foi sempre de alta intensidade e entrega da parte dos jogadores.

Reações


Vagner: "O golo complicou a nossa estratégia"

Miguel Leal: "A pantera ficou um bocadinho ferida"

Rui Pedro Silva: "Vitória que demonstra a nossa força e tranquilidade"

Óliver: "Não podemos nem vamos falhar"

Curiosidades

Nesta época o Casillas não sofreu golos em 14 jogos.

FC Porto é a equipa da Liga com mais jogos sem sofrer golos em 23J.

Foi a 5ª expulsão de Maxi Pereira nos últimos 10 anos de carreira.