O Sporting venceu o Tondela por 4-1. Bas Dost fez um 'póquer' e consolidou liderança dos melhores marcadores do campeonato, com 22 golos.

Jorge Jesus realizou três alterações no onze 'leonino', apostando em Podence, Matheus Pereira e Marvin Zeegelar para substituir Bruno César, Alan Ruiz e Ricardo Esgaio.

E foi uma das escolhas de Jesus que começou a provocar estragos. Aos 9 minutos, Daniel Podence serpentou pelos jogadores do Tondela e foi travado em falta. Na marcação do livre, Bryan Ruiz obrigou Cláudio Ramos a uma grande defesa para evitar o golo 'leonino'.

E seria mesmo o mais inconformado dos 'leões' a garantir um passe para o primeiro golo do jogo. Aos 33 minutos, Podence surge na esquerda e cruza para a área, onde surge o "suspeito do costume", Bas Dost, que bate o guarda-redes tondelense.

E o início da segunda parte trouxe um momento espectacular a um jogo que estava a mostrar-se muito equilibrado. Aos 53 minutos, Pedro Nuno surge pela direita e cruza para a entrada de Jhon Murillo, que faz o golo do empate na partida.

No entanto, a reação do Sporting foi supersónica. Passado pouco mais de um minuto, Matheus Pereira passa para Bas Dost que, aguentando a carga de Osório, coloca a bola no fundo das redes.

Aos 70 minutos, Gelson tentou fugir pelo lado direito e Kaká comete falta, com o árbitro a marcar grande penalidade. Chamado a marcar, Ba Dost fez o terceiro da partida, o seu 'hat trick'.

Mas não ficaria por aqui. Aos 77 minutos, Claude Gonçalves carrega o jogador holandês nas costas e o árbitro assinala nova grande penalidade.

Bas Dost quis converter de novo e Cláudio Ramos, apesar de adivinhar o lado, não conseguiu impedir o 'póquer' do jogador do Sporting.

E como não há duas sem três, aos 90 minutos, o Sporting teve direito a nova grande penalidade. Francisco Geraldes entra na área e é derrubado, com novo castigo máximo para Bas Dost. No entanto, o avançado holandês acabou por não conseguir fazer o golo, com Cláudio Ramos a fazer uma boa defesa.

Com esta vitória, o Sporting alargou para oito pontos a vantagem sobre o SC Braga e reduziu a distância para o Benfica, que joga esta segunda-feira frente ao Belenenses.

Veja as fotos e o resumo do jogo!