António Simões

14-03-2017 12:35

"Trocava já perder com o FC Porto se tivesse a garantia que seria campeão"

Histórico do Benfica referiu que é importante as 'águias' ultrapassem o desafio do Paços de Ferreira para verem o Clássico com outros olhos.
António Simões
Foto: @SAPO Desporto

António Simões, antigo internacional português

Por Inês Antunes e Diogo Marcelo c/redação sapodesporto@sapo.pt

António Simões fez esta terça-feira o lançamento do Clássico da 27ª jornada entre o Benfica e o FC Porto. Para a antiga glória encarnada, mais importante do que vencer o jogo, é vencer o campeonato no final.

"Benfica tem de ter muito cuidado, porque não tem margem para erro. O Benfica tem de vencer para ter a vantagem assegurada para o Clássico. O resultado desse jogo [Clássico] pode ser determinante. Há muita gente que acha que pode não ser decisivo. Eu acho que sim, sobretudo no aspecto psicológico e de confiança. Porque nestes clássicos em que as duas equipas estão muito próximas uma da outra, a coragem de se confrontar pode pôr em risco tudo o que vem a seguir, correndo mesmo o risco de se perder a época. Espero que o Benfica vença em Paços de Ferreira e esteja em condições de defrontar um FC Porto, que melhorou substancialmente. E que seja um momento de grande propaganda de futebol", afirmou António Simões à margem da apresentação do filme 'Eusébio, História de uma Lenda', que decorreu esta terça-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O antigo jogador do Benfica comentou o triunfo gordo dos 'encarnados' sobre o Belenenses e não concorda que a equipa de Rui Vitória tenha dificuldades para se impôr em jogos com equipas mais cotadas.

"O Benfica ganhou ao Belenenses com alguma naturalidade, não foi exuberante mas teve alguns momentos interessantes, perante um Belenenses de que estava à espera que desse mais réplica. É reconfortante ganhar para que o 'day after' seja mais aligeirado e confiante", afiançou.

Para António Simões mais importante do que vencer Dérbis ou Clássicos é garantir a conquista do campeonato no final da temporada.

"Não me parece que haverá razão para que o Benfica não tenha capacidade para vencer os Dérbis e os Clássicos. Eu ponho em primeiro lugar aquilo que é o objetivo de ser campeão. Troco já o não ganhar ao FC Porto com a certeza de que vou ser campeão. Eu quero lá saber se ganho ao grande ou ao pequeno. Eu quero é ganhar para ser campeão. Agora compreendo que para ser campeão tem de se ganhar aos melhores, isso é lógico".

Apesar do desejo, o antigo jogador das 'águias' admitiu que os 'encarnados' têm tido algumas dificuldades nos últimos confrontos diretos com os rivais na conquista do título. Para António Simões, mais vale prevenir do que remediar.

"Mas o Benfica tem tido nos últimos tempos algumas dificuldades nos seus confrontos directos com os seus grandes rivais. Mas curiosamente andamos aqui à procura do tetra. Quer dizer que também não foi assim tão influente, esses resultados, visto que o Benfica foi campeão. A verdade é capaz de estar no meio das duas coisas. Não quer dizer que não ganhar ou ganhar ao FC Porto o Benfica seja campeão. Mas convém, para prevenir, que se ganhe ao FC Porto", explicou.

Recorde-se que o filme 'Eusébio, História de uma Lenda', tem estreia marcada para o dia 23 de março.

Veja o vídeo!

Conteúdo publicado por Sportinforma