Primeira Liga

14-03-2017 18:23

Todos os olhos virados para baixo. Assim vai a luta pela manutenção

Tondela, Moreirense, Estoril e Nacional estão em luta pela permanência na Iª Liga, com compromissos e possibilidades bem diferentes.
Tondela Sporting
Foto: PAULO NOVAIS / LUSA

Tondela encontra-se na posição mais baixa da tabela classificativa da Iª Liga

Por Diogo Marcelo sapodesporto@sapo.pt

Se a luta pelo campeão nacional desperta naturalmente mais interesse do público, existem equipas que defrontam uma luta bem diferente.

A disputa pela manutenção costuma ser diferente todos os anos, não sendo certo que as equipas que sobem de divisão acabam por ter de lutar por este resultado. Veja-se o caso do Chaves, que subiu esta época para a Iª Liga, e encontra-se num surpreendente 9º lugar.

Esta época, a luta faz-se a quatro: Tondela, Nacional da Madeira, Moreirense e Estoril procuram manter-se na primeira divisão das competições nacionais portuguesas e têm a possibilidade de o fazer contra rivais diretos e com 27 pontos ainda em disputa.

O Tondela, que se encontra na posição mais baixa da tabela, no 18º posto, com apenas 16 pontos, tem um calendário que pode ser considerado mais facilitado quanto aos outros três, visto que não tem mais jogos com os 'grandes'.

Nas próximas duas jornadas vai defrontar dois adversários na luta pela manutenção, jogando com o Moreirense fora de portas e com o Estoril em casa, na 26ª e 27ª jornada respetivamente.

Depois de jogos com o Vitória de Guimarães e o Rio Ave, a equipa de Pepa defronta mais um candidato à descida, o Nacional da Madeira em casa, na 30ª jornada do campeonato. Depois, há jogos contra Boavista, Vitória de Setúbal e Arouca, antes de terminar o campeonato em casa contra o Sporting de Braga.

Já do lado do Nacional da Madeira, existe um confronto com um 'grande' e já na próxima jornada. A equipa de Jokanovic vai ao Estádio de Alvalade, defrontar o Sporting na 26ª jornada do campeonato.

Depois de uma jornada, em que compete com o Vitória de Guimarães, a equipa insular tem uma jornada tripla com rivais na luta pela manutenção, ao disputar jogos com o Estoril fora de casa, com o Moreirense em casa antes de acabar com o Tondela fora de casa.

Para terminar a época, o Nacional da Madeira tem jogos com o Rio Ave, o Boavista, o Sporting de Braga, do último compromisso contra o Vitória de Setúbal.

O Moreirense é a primeira equipa dos candidatos à descida que está fora da linha de despromoção, mas apenas tem mais três pontos do que o Nacional da Madeira.

O emblema de Moreira de Cónegos vai ter ainda dois confrontos com 'grandes' até ao final da época. Na 28ª jornada recebe o Benfica e termina a temporada com outro jogo em casa, frente ao FC Porto. Pelo meio, a equipa de Augusto Inácio ainda terá confrontos com Vitória de Setúbal, Chaves, Arouca, SC Braga e Belenenses.

O Estoril, por outro lado, está na posição mais alta dos quatro, apenas com mais um ponto que o Moreirense e com mais quatro pontos do que o Nacional da Madeira, que se encontra na primeira posição de despromoção.

A equipa estorilista joga na próxima jornada com o Boavista e terá também um compromisso duplo com o Benfica, um para a Taça de Portugal e outro para o campeonato nacional.

Para além destas partidas, o emblema da Linha terá ainda que jogar com o Chaves e uma deslocação sempre complicada à Madeira, para defrontar o Marítimo. Até ao final do campeonato também terá compromissos com o Belenenses, Vitória de Setúbal e terminará a época em casa, frente ao Arouca.

O Feirense, o Paços de Ferreira e o Arouca também estão em perigo, por não terem ainda atingido os 30 pontos, a marca teórica de pontos necessários para garantir a manutenção na prova.

Conteúdo publicado por Sportinforma