Na ressaca da eliminação na Liga dos Campeões, o FC Porto recebe o Vitória de Setúbal no próximo domingo, em jogo da 26.ª jornada da Primeira Liga. Aos ‘dragões’ nada mais resta senão a luta pelo título, pelo que todas as atenções estão viradas para um adversário que, de resto, tem-se revelado ‘presa’ fácil para a equipa portista.

Isto porque os sadinos estão há 45 jogos sem vencer o FC Porto para o campeonato. A última vitória ocorreu na época de 1988/1989, ou seja, há 28 anos. Então, faltavam três jornadas para terminar a prova, o Vitória de Setúbal, treinado por Manuel Fernandes, venceu por 1-0 no já desaparecido Estádio das Antas. António Aparício apontou o único golo da partida, ao minuto 55.

Com esse desaire, os ‘dragões’, na altura orientados por Artur Jorge, acabariam por ver hipotecadas as hipóteses de chegar ao título – estavam a cinco pontos do Benfica, que acabou por vencer o campeonato.

Seguiram-se 45 jogos sem qualquer vitória por parte dos sadinos, traduzidos em 40 triunfos e cinco empates. A equipa de José Couceiro é mesmo a formação que não consegue bater os ‘dragões’ há mais tempo, isto se tivermos em conta o número de jogos. Segue-se o Belenenses com 25 jogos em jejum de vitórias, e o Rio Ave, com 22.

O último empate entre FC Porto e Vitória de Setúbal ocorreu na presente temporada, no jogo da primeira volta – 0-0 no Bonfim. Já a última igualdade no Dragão ocorreu em 2005/2006, também com um nulo à nona jornada do campeonato.

A receção do FC Porto ao Vitória de Setúbal está marcada para domingo, às 18 horas, e terá arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.