Primeira Liga

21-03-2017 16:10

Jorge Jesus: "Convidei Manuel Sérgio para a minha equipa técnica no Benfica"

Treinador do Sporting referiu que, na altura em que estava ao serviço das 'águias', convidou o professor de Filosofia para fazer parte da sua equipa de trabalho.
Jorge Jesus
Foto: SAPO Desporto

Jorge Jesus conheceu Manuel Sérgio quando estava no Belenenses

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Foi num colóquio de homenagem ao professor Manuel Sérgio que Jorge Jesus fez a revelação. O treinador do Sporting afirmou que, quando esteve no Benfica, convidou o filósofo para fazer parte da sua equipa técnica.

"Muitas pessoas não sabem mas o professor Manuel Sérgio foi convidado para fazer parte da minha equipa técnica no Benfica [...] Trabalhou comigo durante um ano no Benfica. Só nao trabalhou mais porque nao conhecia o mundo do futebol. O mundo do futebol tem muitas armadilhas e ele foi apanhado numa. Chegou uma altura que me disse ´Jorge, eu não quero estar aqui, quero voltar para os meus livros'", afirmou, recordando o tempo em que conheceu o professor.

"Falo muitas vezes com o professor Manuel Sérgio, conheci-o quando era treinador do Belenenses. O professor começou a falar de futebol e eu comecei também a aprender. Manuel Sérgio deu-me essas pistas e eu fui-me desenvolvendo como treinador. Eu não fui aluno dele, mas fui um privilegiado, porque fui aluno dele particulamente.", reiterou, referindo que, hoje em dia, é muito melhor treinador graças aos conselhos e conversas do antigo político português.

"É um homem com uma inteligência acima da normalidade e é um homem que me ensinou muito. Uma vez pediu-e para ir dar uma aula de Faculdade de Motricidade de Humana. E disse-me assim: 'as pessoas que estão fora do fenómeno de futebol não sabem o que é um treinador de futebol. Pensam que um treinador escolhe a táctica, escolhe os jogadores e pouco mais. E voces deviam ser as pessoas que deviam estar na faculdade a dar aulas sobre futebol. O Manuel Sérgio fez-me pensar e fez-me muito melhor treinador", referiu o técnico dos 'verdes e brancos'.

Jorge Jesus falou no último dia do Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento, onde várias personalidades do mundo do desporto, da cultura e da política deram o seu testemunho sobre a sua convivência com o educador.

Veja o vídeo!

Conteúdo publicado por Sportinforma