O filósofo Manuel Sérgio foi hoje homenageado no encerramento do colóquio internacional de dois dias dedicado à sua vida e obra intelectual, na Assembleia da República, em Lisboa, tendo sido distinguido com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.

Sem esconder a emoção perante os testemunhos de antigos alunos, colegas e amigos, o professor catedrático considerou "uma honra" a distinção que recebeu esta tarde das mãos do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

"Estou emocionado, foram dois dias muito intensos. Isto é uma honra que não se dá a qualquer pessoa", declarou Manuel Sérgio, que se estendeu em múltiplos agradecimentos.

Numa cerimónia que contou com as presenças de Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, e de figuras do futebol, como Jorge Jesus, José Couceiro, Toni e António Simões, entre outros, o professor catedrático enalteceu o futebol como "uma atividade verdadeiramente humana".

Com a missão de entregar a condecoração a Manuel Sérgio, o ministro com a tutela da educação enfatizou a importância de homenagear "um dos nossos melhores".

"Aprendemos há muito que o Prof. Manuel Sérgio vai muito além da riqueza da sala de aula. Em boa hora se promoveu este colóquio, representa bem a intelectualidade do cidadão que é Manuel Sérgio", frisou.

"Obrigado por ter ousado pensar o Desporto, por nos ter obrigado a pensar que não há chutos, mas sim homens e mulheres que chutam. Com Manuel Sérgio emergiu uma ética: a de que não há Desporto sem valores", concluiu Tiago Brandão Rodrigues.

O Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio terminou hoje na Assembleia da República, depois de dois dias de palestras e testemunhos de figuras do desporto, mas também de outras áreas, como a política.