António Costa afirmou que Portugal atravessou um ano de luxo em termos de futebol. No primeiro dia do Football Talks, o líder do governo português relembrou alguns dos sucessos do futebol português e das restantes modalidades.

“Esta é uma ocasião para celebrar e festejar aquele que foi o melhor ano do futebol nacional. Foi um ano onde tivemos muitas alegrias nas mais diversas

modalidades. O Futebol trouxe alegrias coletivas para todos com um ponto convergente: as seleções. No ano passado tivemos o titulo mundial em futebol de praia, seguiu-se o titulo europeu em sub-17 e o europeu em França com a seleção A. No feminino, a seleção portuguesa qualificou-se para o campeonato da Europa. Foi um ano de luxo para o futebol português. E difícil acredita que tão cedo tenhamos um ano como este”.

Sobre a importância de Portugal na Europa, António Costa defendeu a importância da formação e reiterou que alguns dos melhores do mundo saíram de território nacional.

“Se há algo que tem sido vital é a formação de treinadores e de jogadores. Temos mais de 200 técnicos fora do pais e temos dos melhores jogadores nos melhores campeonato do mundo. Isto é fruto dos esforços na formação”.

O Primeiro Ministro falou na abertura das Football Talks que vão estar no Estoril até à próxima sexta-feira. No Centro de Congressos do Estoril, o tema vai ser o futebol.