O Rio Ave foi multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 536 euros, na sequência dos cânticos de cariz racista dirigidos pelos adeptos vila-condenses contra Renato Sanches, na altura jogador do Benfica, no jogo disputado a 24 de abril do ano passado.

O acórdão, divulgado esta segunda-feira, dá como provado que "adeptos afetos ao Rio Ave entoaram o som 'Uh, Uh, Uh' dirigido ao referido jogador [Renato Sanches]".

O artigo 113 do Regulamento Disciplinar da Liga prevê entre um a três jogos à porta fechada para “os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, cântico de slogans racistas ou, em geral, quaisquer outros comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica”.

O Conselho de Disciplina (CD), contudo, considerou que ficou "provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num ato isolado", sendo por isso "pouco plausível que a ocorrência daquele ato isolado teria forçosamente de ser imputado à arguida, a título de omissão, por o ter consentido ou tolerado".