Sim, um Benfica-FC Porto é sempre um Benfica-FC Porto e todos as atenções vão estar viradas para o Estádio da Luz nesta febre de sábado à noite, onde ‘águias’ e ‘dragões’ vão disputar aquele que é apontado por muitos como o jogo do título. Mas não, nem só de um Benfica-FC Porto vive o futebol deste fim de semana.

Meia hora antes do ‘clássico’ português, terá lugar em Lyon outro dos grandes momentos do dia, a final da Taça da Liga entre Mónaco e PSG, de longe as duas melhores equipas do futebol francês. Leonardo Jardim terá aqui a oportunidade de conseguir o primeiro título da época, quiçá o primeiro de muitos, uma vez que os monegascos lideram o campeonato francês, estão nos quartos de final da Taça e da Liga dos Campeões. Pela frente terá o PSG de Gonçalo Guedes, agora centrado apenas nas competições internas, depois de ter sido arredado da Champions.

Viajamos agora para terras de Sua Majestade, mais precisamente para Liverpool, com Anfield Road a receber o ‘derby’ entre Liverpool e Everton. As duas equipas estão separadas por apenas seis pontos – ocupam respetivamente a quarta e a sétima posição do campeonato – pelo que se espera um duelo de grande intensidade, logo a abrir o apetite para o resto do fim de semana (até porque está marcado para as 12h30).

No domingo, mais um jogo grande na Premier League, entre o Manchester City e o Arsenal, terceiro e sexto classificados (neste último caso, em igualdade pontual com o Everton), ambos a atravessar uma fase mais tremida na prova. Os ‘citizens’ sofreram dois empates nos últimos dois jogos, ao passo que os ‘gunners’ vêm de duas derrotas numa altura em que se questiona cada vez mais a permanência de Arsène Wenger no comando técnico.

Em Itália, a (cada vez mais) favorita ao título Juventus visita, este domingo, o Nápoles de Maurizio Sarri, eleito esta semana o melhor técnico da época em Itália, com dez pontos a separarem as duas equipas. Os napolitanos ocupam, neste momento, o terceiro lugar da Serie A, mas mantêm aceso duelo com a Roma pela vice-liderança, que dá acesso direto à Liga dos Campeões.

Na Bundesliga destaque para o ‘derby’ do Ruhr, entre Schalke e Borussia Dortmund. Longe dos seus tempos áureos, a equipa de Gelsenkirchen chega a este encontro na nona posição mas na máxima confiança, fruto de duas vitórias antes da paragem para os compromissos da seleção. Já o ‘carrasco’ do Benfica na Champions está na luta pelo segundo lugar do campeonato, neste momento ocupado pelo surpreendente Leipzig, com apenas três pontos de vantagem.

Convém não esquecer que este é um mês profícuo em clássicos e derbies, entre os quais um palpitante Sporting-Benfica, portanto não será só neste fim de semana que os amantes do futebol terão oportunidade de ver grandes jogos.

Confira a lista completa dos clássicos de abril:

1 de abril - Paris Saint Germain - Mónaco (Taça da Liga Francesa) - 20h

1 de abril - Benfica - FC Porto (Liga Portuguesa) - 20h30

2 de abril – Arsenal – Manchester City – 16h

5 de abril - Chelsea - Manchester City (Premier League) - 20h

8 de abril - Real Madrid - Atlético Madrid (La Liga) - 15h15

8 de abril - Bayern Munique - Borussia Dortmund (Taça da Alemanha) - 17h30

11 de abril - Juventus - Barcelona (Liga dos Campeões) - 19h45

11 de abril - Mónaco - Borussia Dortmund (Liga dos Campeões) - 19h45

12 de abril - Bayern Munique - Real Madrid (Liga dos Campeões) - 19h45

12 de abril - Atlético Madrid - Leicester City (Liga dos Campeões) - 19h45

15 de abril - Inter de Milão - AC Milan (Serie A) - 12h30

16 de abril - Manchester United - Chelsea (Premier League) - 16h

18 de abril - Real Madrid - Bayern Munique (Liga dos Campeões) - 19h45

18 de abril - Leicester City - Atlético Madrid (Liga dos Campeões) - 19h45

19 de abril - Mónaco - Borussia Dortmund (Liga dos Campeões) - 19h45

19 de abril - Barcelona - Juventus (Liga dos Campeões) - 19h45

22 de abril - Chelsea - Tottenham (Taça de Inglaterra) - 17h15

22 de abril - Sporting - Benfica (Liga Portuguesa) - 20h30

23 de abril - Arsenal - Manchester City (Taça da Inglaterra) - 15h

23 de abril - Galatasary - Fenerbahce (Liga Turca) - 17h

23 de abril - Lyon - Mónaco (Liga Francesa) - 21h

26 de abril - Bayern Munique - Borussia Dortmund (Taça da Alemanha) - 19h45

27 de abril - Manchester City - Manchester United (Premier League) - 20h

30 de abril - Tottenham - Arsenal (Premier League) - 16h30

Notícia atualizada às 16h50