Carlos Xistra foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de futebol (FPF) para dirigir o Benfica-FC Porto, jogo da 27.ª jornada da I Liga. Este será o primeiro jogo do Benfica que o juiz de 42 anos dirige para a Liga.

Carlos Xistra já apitou 24 jogos esta temporada, 12 deles na I Liga. Dirigiu a vitória do Benfica frente ao V. Guimarães no D. Afonso Henriques por 2-0, para a Taça da Liga e a goleada das ´águias` em casa sobre o Marítimo por 6-0 para a Taça de Portugal. O árbitro de Castelo Branco voltou a dirigir um encontro no D. Afonso Henriques, agora na receção dos minhotos aos ´Dragões` por 2-0 para a Liga (VEJA COMO FOI O JOGO). O outro jogo dos ´dragões` que apitou foi o FC Porto - SC Braga, ganho pela equipa de Nuno Espírito Santo por 1-0, golo de Rui Pedro marcado aos 95 minutos, também para o campeonato. (VEJA OU REVEJA O RESUMO DO JOGO).

Na receção dos ´dragões` aos bracarenses, Carlos Xistra expulsou o central Artur Jorge aos 35 minutos e assinalou grande penalidade, por considerar que o defesa fez falta sobre André Silva. O jovem avançado portista acabaria por perder o duelo com Marafona, que defendeu a grande penalidade.

Nos 12 jogos que apitou esta época na Liga, as equipas da casa venceram cinco, contra seis vitórias dos forasteiros. Apenas se verificou um empate, no Chaves 0-0 Boavista.

Esta temporada Carlos Xistra ainda não tinha apitado qualquer jogo do Benfica para a Liga. O último encontro dos ´encarnados` que dirigiu na Liga redundou em polémica.

Na 15.ª jornada, Xistra foi o alvo da ira do Vitória de Guimarães. O Benfica venceu no D. Afonso Henriques graças a um golo de Renato Sanches mas o trabalho do árbitro foi muito contestado. Os minhotos pediram penálti de Pizzi sobre Cafu aos 20 minutos, de Fejsa sobre Bruno Gaspar aos 32, (VEJA O LANCE) e de Lisandro sobre Licá aos 51 minutos (RECORDE COMO FOI O JOGO).

No final do jogo, Sérgio Conceição, na altura, treinador do V. Guimarães, ´atacou` a atuação do árbitro de Castelo Branco.

"Nas primeiras três vezes em que fizemos falta levámos três amarelos e à meia hora já tínhamos três jogadores amarelados. Ando nisto há algum tempo, joguei em equipas grandes e sei como as coisas se fazem. O árbitro teve uma dualidade de critérios incrível. [Carlos Xistra] Insultava os meus jogadores enquanto lhes dizia para se levantarem… O futebol enoja-me por vezes, sinceramente. Estou completamente desiludido com a terceira equipa. (...) No fim teve a hombridade de me chamar burro e pedir-me desculpa. O futebol por vezes deixa-me triste", disse, na altura, Sérgio Conceição.

A atuação do juiz de 42 anos recebeu a avaliação de 2,5 pelo observador Ricardo Duarte. Uma nota considerada insatisfatória na escala de avaliação regulamentada pelo Conselho de Arbitragem da FPF (secção de classificações), a qual determina que entre 2,5 e 2,9 é "insatisfatório" e só acima dos 3 pontos é que o trabalho do árbitro é positivo - entre 3,0 e 3,2 é qualificado como "satisfatório com áreas a melhorar".

Carlos Xistra teve negativa no jogo entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, disputado no último sábado, dia em que fez 42 anos. O observador Ricardo Duarte atribuiu-lhe a nota de 2,5 pelo desempenho no jogo de sábado disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, considerando assim que o árbitro de Castelo Branco cometeu dois erros com influência no resultado.

Uma nota considerada insatisfatória na escala de avaliação regulamentada pelo Conselho de Arbitragem da FPF (secção de classificações), a qual determina que entre 2,5 e 2,9 é "insatisfatório" e só acima dos 3 pontos é que o trabalho do árbitro é positivo - entre 3,0 e 3,2 é qualificado como "satisfatório com áreas a melhorar".

O último clássico/dérbi que apitou foi o Benfica 0-3 Sporting, que não mereceu reparos.

O Benfica-FC Porto, da 27.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h30 do próximo sábado.

* Artigo atualizado