O Benfica empatou com o FC Porto no Estádio da Luz e aumentou para 17 o número de jogos que Rui Vitória disputou contra os ‘dragões’ sem conquistar nenhum triunfo. O ‘enguiço’ do técnico das ‘águias’ dura desde 2003/04 quando o agora técnico das ‘águias’ dava os primeiros passos no comando técnico do Vilafranquese.

O primeiro embate entre o FC Porto e Rui Vitória surgiu nos oitavos de final da Taça de Portugal. No Estádio do Dragão, os ‘azuis e brancos’ venceram por 4-0 e asseguraram a passagem à próxima fase. Desde então, sucederam-se mais 16 jogos sem que Rui Vitória conseguisse conquistar um triunfo.

Antes de chegar à Primeira Divisão, Rui Vitória defrontou o FC Porto por duas ocasiões. Para além do embate no comando técnico do Vilafranquense, o técnico luso defrontou ainda os ‘azuis e brancos’ no comando técnico do Fátima. Com efeito, foi no modesto clube que milita fora do primeiro escalão que Rui Vitória obteve o melhor resultado. Na extinta Taça Carlsberg – atual Taça da Liga -, o agora treinador do Benfica segurou o FC Porto num empate sem golos após os 90 minutos. No jogo da terceira eliminatória, o Fátima acabou por vencer nas grandes penalidades.

Em 2010, Rui Vitória disputou o primeiro jogo à frente de uma equipa de Primeira Liga contra os ‘dragões’. No comando técnico do Paços de Ferreira, o técnico português voltou a ser derrotado pelos ‘azuis e brancos’ de André Villas-Boas por 3-0. No entanto, na segunda volta, empatou 3-3 em pleno Estádio do Dragão.

Salto para o Vitória foi sinónimo de mais encontros com o Dragão

Após uma única temporada na equipa de Paços de Ferreira, Rui Vitória foi contratado pelo Vitória de Guimarães para assumir a equipa. Na cidade berço, o treinador disputou a maioria dos embates com o FC Porto. Enquanto esteve no Minho, Rui Vitória enfrentou o emblema nortenho por 10 ocasiões, sendo que sete terminaram com derrotas.

Após quatro temporadas nos ‘vimaranenses’, Rui Vitória foi o eleito para suceder a Jorge Jesus no comando técnico do Benfica. O agora técnico do Sporting terminou contrato com os ‘encarnados’ e não quis renovar o vínculo. No seu ano de estreia no reduto das ‘águias’, Rui Vitória foi derrotado nas duas ocasiões – 0-1 no Estádio do Dragão e 1-2 no Estádio da Luz. Esta época, voltou a não conseguir derrotar os ‘dragões’ após ter tido dois empates 1-1 no confronto direto com os rivais esta temporada.

Feitas as contas, são 17 jogos contra os ‘azuis e brancos’ e zero vitórias nos 90 minutos. Em sentido inverso, o treinador soma 11 derrotas e seis empates contra o FC Porto. Esta temporada já não há hipótese de voltar a jogar com a equipa de Nuno Espírito Santo, uma vez que o campeonato já deu as duas voltas e o FC Porto está afastado da Taça de Portugal.