Futebol

07-04-2017 09:45

Taça de Portugal vai ter ajuda direta do vídeo-árbitro

Será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro.
Estádio Nacional do Jamor

Estádio Nacional do Jamor

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O próximo dia 28 de maio será histórico para o futebol português e mundial. Isto porque a tecnologia do vídeo-árbitro (VAR) será utilizada pela primeira vez em em modo ‘online’ e com intervenção direta na final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães, no Jamor.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já recebeu autorização do International Board, e assim sendo, trata-se da primeira final alguma vez realizada, numa prova de âmbito nacional, a utilizar o videoárbitro.

O vídeo-árbitro ajudará o juiz principal da partida, ainda a ser designado pelo Conselho de Arbitragem, nas suas decisões, podendo ou não, aceitar as decisões dos dois árbitros que estarão a ver a partida ou ver mesmo através da televisão que estará perto da linha lateral.

Antes, já haviam sido realizados nove testes ‘offline’ (sem comunicação direta com o árbitro) realizados esta época, todos em competições da FPF (Supertaça e Taça de Portugal), que resultaram num ‘feedback’ positivo.

Lá fora, o particular entre França e Alemanha foi o último caso em que este sistema foi testado, chegando mesmo a influenciar o resultado final.

Esta sexta-feira surgiu a confirmação oficial por parte da FPF. “O encontro entre Vitória SC e Benfica, a realizar a 28 de maio, no Jamor, será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro”, refere a FPF, em comunicado publicado no seu site oficial na internet.

Conteúdo publicado por Sportinforma