Sporting 4-0 Boavista

09-04-2017 09:39

Análise: Sporting brindou Alvalade com goleada e 'nota artística'

O Sporting venceu, este sábado, o Boavista por 4-0, em partida a contar para a 28ª jornada da I Liga. Os golos dos leões foram apontados por Bas Dost (3) e Alan Ruiz.
Bruno César e Bas Dost
Foto: © 2017 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Bruno César e Bas Dost

Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt

O Benfica que se cuide! Como diz o ditado popular. Daqui a duas jornadas o líder do campeonato (se mantiver essa condição) vai a Alvalade defrontar o melhor Sporting da temporada. E foi um Sporting de 'nota artística' - como diz Jorge Jesus - que patentou excelente exibição perante mais de 40 mil nas bancadas.

1,2,3: Alvalade viu Bas Dost marcou mais três golos e atingir a marca dos 27 tentos na temporada e demonstrar que é forte candidato à Bota de Ouro europeia. Já Alan Ruiz inaugurou o marcador como uma bomba depois de uma assistência de Schelotto e fez o seu 6º golo nos últimos oito jogos.

Com a ausência de Gelson Martins que se encontrava lesionado, Podence foi chamado para o seu lugar e não deixou os créditos por mãos alheias. Adrien acabou por regressar à competição, entrando na segunda parte e ainda a tempo de participar na partida, numa noite muito bem conseguida dos leões.

Sem Iuri Medeiros, que é uma das suas peças fundamentais, o Boavista foi praticamente inoperante no ataque, mas defensivamente teve noite de pesadelo.

Com este triunfo, o Sporting somou a sua quarta vitória consecutiva na Liga.

Momento:

Minuto 29, Bas Dost faz o 2-0 e dá uma machadada quase definitiva no jogo. A equipa do Boavista até tinha reagido bem depois do primeiro golo apontado por Alan Ruiz, mas acabou sentir demasiado novo tento dos leões e nunca mais se encontrou.

Os melhores:

Bruno César

Esteve muito em jogo. Foi dos seus pés que surgiram as primeiras oportunidades de golo. Ofereceu dois golos a Bas Dost e sofreu o penalti que deu origem a mais um golo do holandês.

Bas Dost

Mais três golos para a conta pessoal. Já são 27 na Liga. Igualou Messi na liderança para a Bota de Ouro.

Podence

Agarrou com as duas mãos a oportunidade concedida por Jorge Jesus. Colocou a cabeça em água à defesa do Boavista com as suas arrancadas. Esteve na origem do primeiro golo do Sporting.

Negativo

Defesa do Boavista

Os dois primeiros golos dos leões, que resultam em dois erros de palmatória de Edu Machado e Talocha são exemplificativos do caos defensiva no setor recuado axadrezado. A equipa forasteira nunca se entendeu com as marcações, deixando muito espaço para jogar aos avançados do Sporting. Resultado: quatro golos encaixados.

Reações

Jorge Jesus: "Nenhuma equipa que ganhar o campeonato fará 86 pontos"

Jesus: "Há muito que não ganhávamos com nota artística"

Miguel Leal: "Não estivemos ao nosso nível"

Curiosidades

Alan Ruiz fez o 6º golo nos últimos 8 jogos, o 7º desta temporada.

Bruno César fez a 8ª assistência para golo no Sporting.

Bas Dost marcou 49% dos golos do Sporting na I Liga.

Alan Ruiz apontou o seu 6º golo nos últimos 8 jogos, já leva 7 golos no campeonato.

Conteúdo publicado por Sportinforma