O Benfica venceu hoje no terreno do Moreirense, por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga de futebol, e segurou a liderança do campeonato, enquanto o Vitória de Guimarães se 'colou' ao Sporting de Braga.

Depois da vitória do FC Porto com o Belenenses (3-0) e do Sporting com o Boavista (4-0), no sábado, o Benfica tinha perdido provisoriamente a liderança para os ‘dragões’ e via a aproximação dos ‘leões’, mas acabou por não ‘acusar’ a pressão e bateu os ‘cónegos’ com um golo solitário de Mitroglou (42 minutos).

Apesar da exibição ‘suada’, os ‘encarnados’ quebraram a série de três empates consecutivos, numa partida em que fez o suficiente para voltar à liderança, quando faltam seis ‘finais’ para decidir o campeonato.

Os tricampeões nacionais chegaram aos 68 pontos, mais um que os ‘azuis e brancos’, enquanto o Moreirense, que há duas semanas substituiu Augusto Inácio por Petit, é 16.º com 21 pontos, apenas mais um do que o Nacional, primeira equipa abaixo da ‘linha de água’ e que hoje venceu o Estoril (1-0).

Em Guimarães, golos de Texeira, aos 14 minutos, e Hurtado, aos 45+1, deram a vitória ao Vitória frente ao Tondela, que reduziu aos 84 através de uma grande penalidade de Jaílson.

A equipa de Pedro Martins somou o terceiro triunfo consecutivo na I Liga, enquanto o Tondela continua em ‘maus lençóis’, ao somar o nono jogo seguido sem vencer, o que não acontece desde 28 de janeiro, numa vitória sobre o Chaves (2-0), na jornada 19.

Os vitorianos, quintos classificados, igualaram o Sporting de Braga, que na sexta-feira bateu o Feirense por 1-0, com 50 pontos, enquanto os beirões ocupam a 18.ª e última posição, com 17 pontos.

O golo de Zizo, aos 77 minutos, pôs fim ao jejum de 14 jornadas da equipa insular, que ‘descolou’ do Tondela e está a um ponto do Moreirense.

O Estoril, por sua vez, é 15.º classificado, com 25 pontos, tendo perdido uma boa oportunidade de somar um triunfo caseiro e ficar mais perto de garantir a manutenção.

O outro jogo da tarde opôs Rio Ave, sétimo, e Vitória de Setúbal, 10.º, em Vila do Conde, mas nenhuma das equipas conseguiu marcar num jogo com poucas oportunidades e quase nenhuma situação clara de golo.

O resultado penaliza mais a formação da casa, que perdeu terreno na luta pelos lugares europeus e a hipótese de pressionar Marítimo, sexto classificado, e Chaves, oitavo, que na segunda-feira se defrontam, na Madeira, no encerramento da 28.ª jornada (20:00).