A Associação Desportiva da Ribeira Grande, campeã do segundo escalão, despediu-se este sábado do escalão secundário com uma vitória à Fiorentina (1-0) em jogo da 18ª jornada, na Várzea, numa jornada marcada pelo regresso do Varanda à divisão principal.

Em jogo de enceramento do segundo escalão, disputado no relvado do Estádio da Várzea, a equipa da Cidade Velha, que na semana passada havia festejado a conquista do título e a subida ao primeiro escalão, somou 40 pontos ao alcançar a sua 12ª vitória em 18 jogos, já que tem pelo caminho quatro empates e duas derrotas.

O técnico dos ribeira-grandenses, Tchiba, afirmou à Inforpress que a determinação e a vontade dos jogadores e de todo o seu “staff” em representar o concelho da Ribeira Grande com muita seriedade nos trabalhos foram imprescindíveis para o sucesso do conjunto.

Ainda assim, alerta as autoridades nacionais e regionais no sentido de dotar o concelho de um campo relvado, alegando que a equipa teve de passar por imensas dificuldades para deslocar-se diariamente a Cidade da Praia para realizar os seus treinos, ressalvando que Ribeira Grande apresentou uma equipa formada na sua totalidade por jogadores oriundos do município.

Promete, entretanto, continuar a trabalhar junto da direção para que Ribeira Grande possa estar reforçada com alguns atletas do município que militam em grandes equipas da Cidade da Praia, visando a construção de uma “forte equipa” na temporada 2017/18.

Quem acompanha a Ribeira Grande na primeira divisão é a formação do Varanda, vice-campeão, que, assim, regressa ao escalão principal, não obstante o empate sábado, 2-2 ante o Relâmpago, em partida realizada no Estádio da Várzea.

O Varanda termina a prova com os mesmos 33 pontos que a jovem formação de Tira-Chapéu que foi à Calabaceira vencer o ASA Grande por 3-2.