Mais de 400 adeptos de futebol foram detidos pela PSP nos últimos cinco anos, sendo os principais motivos agressões às forças de segurança e posse de artefactos pirotécnicos, revelam dados da Polícia de Segurança Pública enviados à agência Lusa.

Segundo a PSP, a maioria das 428 detenções registadas nos últimos cinco anos ocorreram em jogos de futebol da I Liga.

Na atual época de futebol profissional, a PSP deteve 42 adeptos, sendo a maioria por posse/uso de artefactos pirotécnicos e ocorreram em jogos da I Liga (35), Taça de Portugal (quatro) e competições europeias (três).

Os dados da PSP, que dizem respeito às competições profissionais de futebol acompanhadas pelo Ponto Nacional de Informação sobre Futebol (PNIF), mostram que foi na época 2014/2015 que se realizaram mais detenções, um total de 118 adeptos, das quais 80 aconteceram na I Liga, 18 na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga e 15 nas competições europeias, sendo o principal motivo injúrias e agressões às forças de segurança e posse e uso de artefactos pirotécnicos.

Já na época 2015/2016, a PSP registou 115 detenções essencialmente por injúrias e agressões a elementos das forças de segurança e a assistentes de recinto desportivo e por e posse uso de artefactos pirotécnicos, que ocorrem na I Liga (56), Taça de Portugal (34), Taça da Liga (um) e nas competições europeias (24).

A terceira época com mais detenções aconteceu em 2012/2013, quando se registaram 85, das quais 28 na I Liga, nove na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e 47 nas competições europeias, tendo sido as injúrias e agressões às forças de segurança e ofensas à integridade física os principais motivos.

Os dados da PSP indicam ainda que 68 adeptos foram detidos na época 2013/2014, nomeadamente por injúrias e agressões às forças de segurança e por posse e uso de artefactos pirotécnicos e ocorreram em 36 jogos da I Liga, 11 na Taça de Portugal, 11 na Taça da Liga e 10 nas competições europeias.