O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, revelou os nomes dos comentadores que recebem a ‘Cartilha’ enviada pelo Benfica. No Porto Canal, o membro da estrutura dos ‘azuis e brancos’ enumerou 23 nomes que, de acordo com o que tinha dito no passado, recebem alegadas instruções por parte do clube da Luz para intervirem de acordo.

Segundo o diretor de comunicação dos ‘dragões’ esta pratica terá começado em 2009.

“Recebem o presidente Luís Filipe Vieira, o diretor de comunicação [Luís Bernardo], José Nuno Martins, Hélder Conduto e Orlando Dias. Desde 2009 recebem António Figueiredo, João Gobern, Jaime Antunes, Rui Gomes da Silva, Telmo Correia e Leonor Pinhão. Desde 2012, Pedro Guerra e José Calado”.

A lista enumerada por Francisco J. Marques não se fica por ai e vai até 2014, data em que o diretor do FC Porto deixou de acrescentar nomes à lista. No entanto, o membro do clube da cidade Invicta lança a hipótese de poderem existir mais nomes.

“Desde 2014 recebem André Ventura, Domingos Amaral, Pedro Adão e Silva e João Alves. Os comentadores da Benfica TV que recebem são António Rola e Fernando Seara. António Pedro Vasconcelos e Diamantino Miranda, que penso já não estão no ativo”.

Recorde-se de que a questão da Cartilha do Benfica foi lançada pelo FC Porto que garante que os comentadores afetos ao clube da Luz recebem um documento com uma série de guias para falarem sobre a equipa. No Porto Canal, Francisco J. Marques terá divulgado uma alegada cópia da ‘Cartilha’