A luta pelo título de campeão está ao rubro, e quando faltam apenas quatro jornadas, Benfica e FC Porto entram para a recta final da prova separados por três pontos. Depois de uma primeira volta com cinco empates e uma derrota (contra o Sporting), e que colocou o FC Porto a seis pontos da liderança, a equipa de Nuno Espírito Santo conseguiu reduzir as distâncias para o primeiro lugar para ficar um ponto do Benfica antes do 'clássico' da Luz.

No entanto, a equipa de Nuno Espírito Santo não aproveitou os deslizes do Benfica na recta final e falhou em momentos decisivos, em que poderia ter assumido a liderança do campeonato. O empate do FC Porto em casa com o Vitória de Setúbal a 1-1, depois de o Benfica empatar em Paços de Ferreira na véspera do 'clássico' na Luz, e o empate em Braga a 1-1 na véspera do 'dérbi' de Alvalade foram alguns dos momentos em que a equipa de Nuno Espírito Santo perdeu oportunidades flagrantes para destronar a liderança do Benfica.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o antigo jogador do FC Porto, Jorge Costa, falou das probabilidades da equipa de Nuno Espírito Santo ultrapassar o Benfica nesta reta final para o título de campeão, mas assumiu que a equipa que vai à frente leva sempre uma ligeira vantagem.

"Não faço futurologia, mas falando na condição de um homem do futebol, neste momento o Benfica está mais forte", começou por dizer Jorge Costa sobre o que falta disputar de campeonato entre Benfica e FC Porto.

"Considero que neste momento da época há cerca de 70%-30% de probabilidades para o Benfica [vencer o campeonato]. Claro que pode haver um deslize do Benfica, mas não é seguro que o FC Porto ganhe os quatro jogos. Neste momento, o Benfica está em muito melhor posição, porque depende só dele, e o FC Porto depende de terceiros", acrescentou o antigo selecionador nacional do Gabão.

"E quando dependes só de ti estás psicologicamente mais forte, e ainda para mais depois do que se passou nestas duas últimas jornadas em que a vantagem é agora de três pontos. Por isso, considero que o Benfica é o candidato com maior probabilidade de ganhar o campeonato", sentenciou a antiga glória do FC Porto.