Benfica 2-1 Estoril Praia

30-04-2017 09:30

Análise: Jonas tirou a vitória do coldre com uma 'obra-prima'

Dois golos de Jonas garantiram um difícil triunfo do Benfica sobre o Estoril-Praia. Arranque frenético dos 'canarinhos' na segunda parte fizeram tremer o tricampeão.
Jonas celebra o segundo golo do Benfica na vitória sobre o Estoril-Praia por 2-1
Foto: Tiago Petinga

Jonas celebra o segundo golo do Benfica na vitória sobre o Estoril-Praia por 2-1.

Por Eduardo Santiago sapodesporto@sapo.pt

O Benfica ultrapassou mais um teste difícil na luta pelo inédito tetracampeonato e venceu no Estádio da Luz o Estoril-Praia pela margem mínima com Jonas a destacar-se no triunfo da 31ª jornada. Tal como no jogo da segunda mão da meia final da Taça de Portugal, a equipa de Pedro Emanuel voltou a colocar em sentido a defesa 'encarnada' e fez tremer os 'ferros' da baliza de Ederson por duas vezes. À quarta tentativa, Kléber conseguiu fugir à marcação e gelou a Luz com um golo por debaixo das pernas do guardião 'encarnado'. Com o empate no horizonte, o Benfica conseguiu reagir ao duro golpe dos 'canarinhos' e voltar para a frente do marcador com um golo de antologia de Jonas 'Pistolas'. Apesar de ter voltado à vantagem, a formação comandada por Rui Vitória não conseguiu gerir o marcador e acabou o jogo a sofrer desnecessáriamente perante uma plateia de quase 60 mil pessoas.

Com este resultado, o Benfica conseguiu um importante triunfo antes da deslocação a Vila do Conde onde vai defrontar o Rio Ave comandado por Luís Castro, ex-treinador do FC Porto. Já o Estoril-Praia deixou uma boa amostra do que poderá fazer na próxima época com Pedro Emanuel e voltou a colocar em causa a organização defensiva do Benfica no início da segunda parte.

O momento

O golo de Jonas aos 66 minutos é daqueles momentos que 'pagam' o bilhete para um jogo e que ficam na memória das bancadas da Luz. O avançado brasileiro recebeu a bola à entrada da grande área e com o seu habitual sentido de baliza rematou para o fundo das redes de Moreira com um 'disparo' sem hipóteses para o guardião 'canarinho'.

A polémica

Jogo sem lances polémicos com a grande penalidade assinalada aos 27 minutos a justificar-se após falta indiscutível de Licá sobre Nelson Semedo.

Os melhores

Jonas foi o 'homem do jogo' não só pelos dois golos que marcou mas também na forma como 'arrasta' os defesas contrários de forma a 'ganhar' espaços para os seus companheiros de equipa. Saiu aos 77 minutos para uma grande ovação do 3º Anel do Estádio da Luz.

A equipa do Estoril-Praia demonstrou, mais uma vez, que não devia ocupar a atual posição na tabela classificativa e que a chegada de Pedro Emanuel à formação da 'Linha' revolucionou por completo a forma de jogar dos 'canarinhos'

Os piores

A defesa do Benfica no arranque da segunda parte ia comprometendo um jogo que parecia controlado. O Estoril-Praia transfigurou-se ao intervalo e regressou ao relvado como se estivesse a jogar em casa. As situações de perigo iam-se sucedendo e só o golo de Kléber aos 59 minutos deu alguma justiça ao esforço 'canarinho'.

As reações

Rui Vitória: "Ganhámos e isso era o mais importante"

Cervi: "Sofremos um pouco"

Licá: "Tivemos muitas oportunidades mas não foi possível"

Pedro Emanuel: "Merecíamos mais pelo que produzimos"

Rui Vitória: "Faltam apenas mais três finais"

Pedro Emanuel: "Discutir o resultado, mas sair daqui sem levar nada no saco deixa-me triste"

Curiosidades (fonte: playmakerstats)

- Em Portugal: Estoril, Marítimo e Belenenses são as equipas que mais vezes sofreram um dois golos de Jonas num jogo (3 vezes).

- Ao fim de 5 jogos fora de casa, Pedro Emanuel (Estoril) conhece o sabor da derrota.

- Desde que chegou ao Benfica, Jonas, ofereceu a vitória ao Benfica em 9 partidas; foi a 1.ª vez nesta temporada que foi decisivo.

- Rui Vitória conquistou a vitória 50 na Liga Portuguesa ao serviço do Benfica (62 jogos); tem a 4.ª melhor % de vitórias nas águias.

- Benfica marca há 43 jogos consecutivos em casa; a única vez que ficou em branco na era de Rui Vitória foi em 2015 na derrota com o Sporting.

- Benfica é a equipa da Liga NOS 16/17 que mais golos faz fora da área com um total de 10 golos.

- Benfica em 11 penáltis batidos com sucesso em 2016/17, 5 foram para abrir o marcador: Dinamo Kyiv (2V), Estoril (2V), FC Porto (1E)

- Com 10 assistências esta época para golo, Pizzi lidera a lista dos jogadores do Benfica com mais assistências em 2016/2017.

- Jonas, Mitroglou e Jiménez já valeram todos cinco vitórias ao Benfica de Rui Vitória.

Conteúdo publicado por Sportinforma