O Sporting venceu este domingo o SC Braga por 3-2 em jogo a contar para a 31ª jornada e regressou aos triunfos num jogo emotivo que serviu para homenagear o pai de Jorge Jesus que faleceu recentemente. Bas Dost foi o homem do jogo ao apontar os três golos leoninos enquanto que do lado do SC Braga os golos foram apontados por Ricardo Horta e Rui Fonte.

No regresso à competição depois do empate com o Benfica no dérbi da jornada passada, o Sporting de Jorge Jesus apresentou-se em Braga com apenas uma alteração no onze titular em relação ao último jogo com a entrada de Marvin Zeegelaar para o lado direito da defesa leonina. Já o SC Braga apresentou o primeiro onze titular de Abel Ferreira depois do afastamento de Jorge Simão do comando técnico dos minhotos com seis alterações. Pedro Santos, Stojiljkovic, Battaglia e Ricardo Ferreira foram os únicos 'resistentes' da 'revolução' sendo que Marafona também manteve a titularidade.

O Sporting a jogar de luto pela morte do pai de Jorge Jesus entrou em campo mais determinado em assumir desde cedo o domínio de jogo. Com Gelson Martins e Alan Ruiz muito activos nas movimentações ofensivas, a formação leonina tomou desde muito cedo o controlo do jogo.

A formação anfitriã sentia dificuldades para travar a vertigem ofensiva do Sporting e Gelson Martins viu Marafona negar-lhe um golo de antologia com uma grande defesa.

Aos 11 minutos, Adrien Silva perdeu uma bola a meio-campo e permitiu ao SC Braga uma transição rápida para o golo inaugural de Ricardo Horta que surgiu em boa posição para a recarga após um remate ao ferro de Rui Fonte.

O Sporting ainda reagiu antes do intervalo, mas Adrien Silva não conseguiu concretizar uma grande penalidade atirando para fora no confronto com Marafona.

Ao intervalo, o Sporting perdia em Braga depois de uma primeira parte em que dominou até à grande penalidade. O SC Braga soube aproveitar as oportunidades que dispôs e terminou a primeira parte a controlar os visitantes.

No segundo tempo, o Sporting entrou revigorado para atacar a baliza de Marafona e logo aos 48 minutos de golo Gelson foi travado quando tentava entrar na grande área e desta vez a responsabilidade de rematar da marca dos onze metros coube a Bas Dost. O avançado holandês não vacilou e fez o 1-1 aos 50 minutos.

O golo do Sporting 'acordou' o SC Braga que foi à procura da vantagem. Marcelo Goiano tentou um cruzamento chegado à baliza, mas Rui Patrício conseguiu 'esticar-se' e evitar o golo.

Aos 75 minutos, o Sporting passou para a frente do marcador com um excelente movimento técnico de Bas Dost, a corresponder da melhor forma a um cruzamento de Zeegelaar. Em posição frontal, o avançado holandês não perdoou e fez o 2-1.

Num jogo frenético, como tem sido a tradição entre os dois emblemas, o SC Braga empatou aos 79 minutos por intermédio de Rui Fonte. Paulo Oliveira falhou um corte na área e permitiu a Pedro Santos o cruzamento para o centro da área onde surgiu o avançado português para o 2-2.

No entanto, a tarde era de Bas Dost, e aos 84 minutos o avançado holandês chegou ao 'hat-trick' ao corresponder da melhor forma a um cruzamento de Schelotto para o segundo poste. Com este golo, Bas Dost chegou aos 31 golos na Europa e está agora a dois golos de Lionel Messi, que lidera a corrida à bota de ouro.

Até ao final, o marcador não voltou a sofrer alterações e com este resultado o Sporting conseguiu sair da 'Pedreira' com a nona vitória na condição de visitante esta época e regressar às vitórias depois do empate com o Benfica.